O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia da BassHorn Content, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.
A estratégia da Bashorn Content foi criada de forma a esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.
A seguir, veja o detalhamento da sexta etapa da BassHorn Content:
Etapas da Tuba do Marketing
6. INFLAR
Nesta etapa, o cliente também ainda está no ambiente da loja, seja ele virtual ou físico. E é ai, quando o mesmo já se decidiu por determinado produto, em que se pode agir oferecendo mais produtos.
E o produtor de conteúdo por sua vez, ainda na construção dos argumentos de vendas, deve incluir estratégias que levem o cliente a realizar o que comumente é chamado de cross selling. Esta oferta deve ser realizada com critério e com bons argumentos, como por exemplo, sugerir peças que componham o visual, acessórios, complementos, produtos semelhantes são algumas das práticas mas utilizadas.
Dicas práticas
Em lojas virtuais, é muito comum o uso de frases que provoquem essa compra de produtos complementares. E existem algumas estratégias que podem ser usadas nesta etapa:
Traga informação sobre promoções e ofertas especiais, mas não deixe pra fazer isso no momento do pagamento. O cliente pensará duas vezes em ter que refazer todo o processo para chegar até ali novamente.
Use imagens (em video ou fotos) de sugestão de composição de produtos.
Para esta comunicação, em lojas físicas use ambientes onde a tomada de decisão será realizada - Conforme pesquisa realizada pela Scientific American, para mulheres esta área normalmente é o provador. Para homens, a tendência é seja no caminho realizado entre o provador e o caixa.
Em lojas virtuais, coloque informações no rodapé da página de produtos selecionados
O uso de inteligência artificial é muito bem-vindo nesta etapa pois a análise e a combinação de vários dados captados na jornada virtual do cliente poderá ser usado para compor um perfil e, assim, trazer sugestões mais assertivas. E na produção de conteúdo, esta
Nesta etapa não se trata de retargeting, e sim de análise de perfil com sugestão de produtos que muitas vezes nem mesmo o cliente havia pensado em adquirir.
1. Atenção às características de cada persona de comprador é imprescindível. Por exemplo: mulheres querem exclusividade, homens querem poder, e dai por diante, mais uma vez o neuromarketing* se faz indispensável.
2. Que tal criar um digital influencer entre os colaboradores de sua loja**? Eleja um ou vários, incentive que eles façam videos curtos, que dêem dicas, façam montagens e promovam as vendas. Mas combine isto de forma clara, principalmente os limites desta interação. Por isso a importância de um bom treinamento.
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* neuromarketing é o estudo da essência do comportamento do consumidor. Para ler mais sobre o assunto, leia o texto sobre "As diferenças de comportamento entre homens e mulheres no PDV", texto de Alice Wonders em The Future of Retail.
** colaborador como digital influencer: esta prática foi usada com sucesso pelo Magazine Luíza. Leia aqui sobre este case.
Quais os tipos de textos usar na Etapa do Engajar?
Saiba como construir textos e quais gatilhos mentais trazem melhor resultado para este momento da jornada do consumidor.
Saiba mais:
2. INFORMAR
3. ACOLHER
4. ALCANÇAR
5. ENGAJAR
6. INFLAR
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