logo mohap.png
  • Renata Robazza

6. INFLAR - Estratégias para a Tuba do Marketing de Conteúdo

Atualizado: Fev 28




O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia da BassHorn Content, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.


A estratégia da Bashorn Content foi criada de forma a esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.


A seguir, veja o detalhamento da sexta etapa da BassHorn Content:




Etapas da Tuba do Marketing



6. INFLAR


Nesta etapa, o cliente também ainda está no ambiente da loja, seja ele virtual ou físico. E é ai, quando o mesmo já se decidiu por determinado produto, em que se pode agir oferecendo mais produtos.


E o produtor de conteúdo por sua vez, ainda na construção dos argumentos de vendas, deve incluir estratégias que levem o cliente a realizar o que comumente é chamado de cross selling. Esta oferta deve ser realizada com critério e com bons argumentos, como por exemplo, sugerir peças que componham o visual, acessórios, complementos, produtos semelhantes são algumas das práticas mas utilizadas.



Dicas práticas


Em lojas virtuais, é muito comum o uso de frases que provoquem essa compra de produtos complementares. E existem algumas estratégias que podem ser usadas nesta etapa:


  • Traga informação sobre promoções e ofertas especiais, mas não deixe pra fazer isso no momento do pagamento. O cliente pensará duas vezes em ter que refazer todo o processo para chegar até ali novamente.

  • Use imagens (em video ou fotos) de sugestão de composição de produtos.

  • Para esta comunicação, em lojas físicas use ambientes onde a tomada de decisão será realizada - Conforme pesquisa realizada pela Scientific American, para mulheres esta área normalmente é o provador. Para homens, a tendência é seja no caminho realizado entre o provador e o caixa.



  • Em lojas virtuais, coloque informações no rodapé da página de produtos selecionados

  • O uso de inteligência artificial é muito bem-vindo nesta etapa pois a análise e a combinação de vários dados captados na jornada virtual do cliente poderá ser usado para compor um perfil e, assim, trazer sugestões mais assertivas. E na produção de conteúdo, esta

  • Nesta etapa não se trata de retargeting, e sim de análise de perfil com sugestão de produtos que muitas vezes nem mesmo o cliente havia pensado em adquirir.





1. Atenção às características de cada persona de comprador é imprescindível. Por exemplo: mulheres querem exclusividade, homens querem poder, e dai por diante, mais uma vez o neuromarketing* se faz indispensável.




2. Que tal criar um digital influencer entre os colaboradores de sua loja**? Eleja um ou vários, incentive que eles façam videos curtos, que dêem dicas, façam montagens e promovam as vendas. Mas combine isto de forma clara, principalmente os limites desta interação. Por isso a importância de um bom treinamento.







--------


* neuromarketing é o estudo da essência do comportamento do consumidor. Para ler mais sobre o assunto, leia o texto sobre "As diferenças de comportamento entre homens e mulheres no PDV", texto de Alice Wonders em The Future of Retail.

** colaborador como digital influencer: esta prática foi usada com sucesso pelo Magazine Luíza. Leia aqui sobre este case.

Quais os tipos de textos usar na Etapa do Engajar?

Saiba como construir textos e quais gatilhos mentais trazem melhor resultado para este momento da jornada do consumidor.

Clique aqui


Saiba mais:

Tuba do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Os diferentes tipos de textos para usar na Basshorn


1. CONECTAR

2. INFORMAR

3. ACOLHER

4. ALCANÇAR

5. ENGAJAR

6. INFLAR



Conte com a MOHAP Digital

Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.



Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!




(11) 94063-2281

@mohapdigital

f9e9b6_46805d2c19cf4f2aa56f1b45f020f721_

 Empresa Impulsionada por B2Mamy Aceleradora

Powered Google For Startups

- 2019 -

Logo_for_Google_for_Startups_page.png
whatsapp_número_1.png