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  • Renata Robazza

7. PROVA SOCIAL - Estratégias para a Tuba do Marketing de Conteúdo

Esta fase da Tuba é uma das que mais a caracteriza e a distingue da estratégia do funil de vendas. A dinâmica do funil induz à lógica de que, uma vez que o cliente foi conquistado, o trabalho do marketing acabou e o bastão foi passado para o departamento de vendas. O que é um tremendo engano.



O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois sua jornada de compra não é mais linear. O planejamento da Produção de texto deve contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.




Etapas da Tuba do Marketing



7. Prova Social


Podemos afirmar que nesta fase o grande produtor de conteúdo é o seu cliente.


Em estratégias de vendas, a fase da prova social é chamada de pós-vendas e normalmente tratada pela equipe de atendimento da loja. Mas o fato é que esta etapa também deve ser preparada como conteúdo, dando sequência ao caminho seguido até aqui.


E é nesta etapa que se reforça o relacionamento “pessoal*” iniciado efetivamente na 4ª Etapa. E como já dizia o maior especialista em Marketing na atualidade, o norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Portanto, ao se alcançar o cliente e trazê-lo até a loja, ainda há muito trabalho a se fazer. E nesta etapa está a hora de “fechar com chave de ouro” - para garantir a reabertura de uma grande porta logo adiante.



Prova social – o que é?


Prova social nada mais é que o comentário, positivo ou negativo, feito por clientes que já tiveram uma experiência com a empresa.


O conteúdo produzido pelo cliente é o conteúdo que traz o gatilho mental de prova social. São testemunhos, avaliações, recomendações, reviews, que normalmente são postados em redes sociais ou sites de agências intermediárias (No mercado de turismo podemos citar TripAdvisor, Booking) mas para empresas em geral, temos a ficha da empresa no Google.


Relatórios que trazem estatísticas de análise de dados de comportamento do consumidor comprovam que as pessoas valorizam e muito este conteúdo produzido por outros clientes. A prova social confere um caráter mais autêntico às informações. Este é um dos gatilhos mentais mais valorizados na atualidade e que trazem resultados efetivos. Não por acaso os influencers criaram vida e importância no dia-a-dia das pessoas.



De acordo com estudos realizados pela BrightLocal e lançados no Local Consumer Review Survey 2019, 82% dos consumidores leem comentários on-line para empresas locais. Entre os consumidores que lêem críticas, 97% lêem as respostas das empresas às críticas recebidas


Segundo um estudo realizado pela Profitero, empresa especialista em E-commerce, em conjunto com a BzzAgent, ao adicionar apenas uma review a um dos seus produtos online que não tenha nenhuma, esse produto consegue alcançar um aumento médio de tráfego de 108% e um aumento da taxa de conversão até 65%.




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*pessoal – pessoal neste caso é o que chamamos de um atendimento mais personalizado, e não necessariamente presencial.


Quais tipos de textos usar na Etapa PROVA SOCIAL?

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Saiba mais:

Tuba do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Os diferentes tipos de textos para usar na Basshorn


1. CONECTAR

2. INFORMAR

3. ACOLHER

4. ALCANÇAR

5. ENGAJAR

6. INFLAR



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