O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia da BassHorn Content, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.
A estratégia da Bashorn Content foi criada de forma a esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.
A seguir, veja o detalhamento da quinta etapa da BassHorn Content:
Etapas da Tuba do Marketing
5. ENGAJAR
No dicionário Aurélio, Engajar significa se envolver em algo de forma colaborativa. Por esta definição já podemos enxergar algumas características dos textos que devem ser produzidos para esta etapa. Ser colaborativo é muito mais do que o ato de ajudar outra pessoa. O conceito engloba a co-criação e a participação que, juntas, formam uma rede interativa.
E provocar a colaboração não é uma tarefa simples. Ainda mais na relação cliente - empresa. O trabalho do produtor de conteúdo pode e deve ajudar nesta missão.
Dicas práticas
Também nesta etapa da Jornada na Tuba do Marketing de Conteúdo, o conhecimento de neuromarketing* e de psicologia do consumidor faz toda a diferença na hora de produzir um conteúdo que traga resultado e que realmente consiga engajar o seu cliente. E no que diz respeito aos gestores da empresa, além da cortesia e da postura receptiva, pode-se elaborar estratégias que envolvam o consumidor de forma a criar um elo entre o mesmo e sua empresa:
As ideias de pertencimento e de reciprocidade devem ser trabalhadas de forma natural, e serem incluídas na cultura de toda a empresa.
Parta do princípio de que, se você pediu a 'ajuda' de quem quer que seja, utilize-a. E mais que isso, mostre que está usando, ou que pelo menos está considerando a sugestão.
faça da colaboração um mantra a ser incorporado e trabalhado diariamente em sua empresa. Esse conceito deve estar no DNA da empresa e fazer parte do propósito de todos os agentes envolvidos.
use a criatividade para que o cliente possa realmente ser um "colaborador" da empresa, seja on, seja off line.
use as redes sociais para trazer esse engajamento. Temos dicas de como fazer isso aqui mesmo em nosso blog. Ainda dentro da loja, incentive o cliente a fazer isso, divulgue suas redes sociais.
Uma boa forma de engajar é criar pesquisas dentro da loja. Elas podem ser pessoais ou até mesmo virtuais. Também aqui em nosso blog temos dicas de como realizar uma pesquisa neste momento da jornada do consumidor.
Os ganhos de se ter um cliente engajado são enormes. Cliente engajado muitas vezes torna-se um embaixador da empresa, levantando a bandeira do propósito da mesma em qualquer situação.
Não é raro um cliente engajado entrar em redes sociais para defender a empresa em comentários ou avaliações que ele discorde.
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* neuromarketing é o estudo da essência do comportamento do consumidor.
Quais os tipos de textos usar na Etapa do Engajar?
Saiba como construir textos e quais gatilhos mentais trazem melhor resultado para este momento da jornada do consumidor.
Saiba mais:
2. INFORMAR
3. ACOLHER
4. ALCANÇAR
5. ENGAJAR
6. INFLAR
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