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  • Renata Robazza

Tuba do Marketing de Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Atualizado: Fev 27


Estratégia de planejamento seguindo o método do funil de vendas

está ultrapassada

Na Basshorn, o mesmo conteúdo pode ser acessado em diferentes 'estágios' da jornada do consumidor.

Novos perfis de consumidores, novas sequências de jornadas de compra (mapeada pela pesquisa divulgada pelo Google – Zero Moment) e as novas plataformas sociais disponíveis alteraram a forma como o consumidor ‘acessa’ o conteúdo da empresa, influenciando a decisão de compra.


O conceito de associar o modelo de funil ao conceito AIDA foi proposto pela primeira vez em Bond Salesmanship por William W. Townsend, em 1924.[


A transformação de mindset é clara e a produção de conteúdo deve acompanhar esta nova trajetória.


Uma olhada no passado


Observando um histórico dessa jornada, podemos dizer que enquanto as mídias eram centralizadas em apenas 2 ou 3 veículos, a jornada do consumidor era de certa forma ‘controlada’ por ser facilmente mapeada => o estímulo vinha através de um meio, o cliente estabelecia uma data para fazer a compra e sua opinião sobre a experiência era, no máximo, compartilhada com 6 ou 7 pessoas e, ainda sim se limitava à usabilidade e à qualidade do produto.


Seguindo a concepção do Funil de Vendas, esta jornada do cliente era simplificada por uma linearidade, o que tornava o caminho previsível e, de certa forma facilitava inclusive o cálculo do retorno (ROI) através de fórmulas quase que exatas.



Consumidor ominichanel


Com a nova realidade do comportamento do consumidor, ao Planejamento não pode se limitar à uma estratégia funil. O cliente pode sofrer estímulos de compra através de ‘n’ origens, e a decisão de compra pode inclusive ser instantânea dada a facilidade de acesso.

A disponibilidade de informações tende a tornar essa decisão de compra cada vez menos impulsiva. Já não é difícil o comprador chegar à loja com mais informações sobre o produto do que o próprio vendedor. Sendo assim, o que determina a compra é o quanto conseguimos encantar o cliente com estratégias diferentes.


E a produção de conteúdo precisa ser pensada neste sentido: O conteúdo tem que estar onipresente, focado em seu consumidor.




O método da Tuba do Marketing na Produção de Conteúdo


Seguindo esta estratégia, devemos pensar no mesmo conteúdo sendo acessado em qualquer um dos momentos dos passos para a compra na jornada do consumidor. Pensando na produção de conteúdo sob esta estratégia, por exemplo, os textos criados para a 'atração' apresentados em uma rede social, também podem ser úteis como argumentos de venda no momento em que o consumidor está na loja, seja ela física ou virtual.


Não se esqueça: para cada etapa da jornada, um comportamento e, portanto, um tipo de texto diferente


E como fazer?


Primeiro é necessário planejar cada ação, como em qualquer projeto. Existem estratégias que facilitam esse caminho, que apresento no texto ‘Estratégias para o Planejamento de Conteúdo’.


E em seguida, já mão na massa, deve-se pensar em tipos de textos que contemplem a esquematização apresentada na tuba e as plataformas e ferramentas que podem ser utilizadas em cada etapa.



A Estratégia da Tuba do Conteúdo deve ser empregada para o planejamento do Inbound Marketing, pensando em todas as possibilidades!


Bom trabalho!



Meios ativos – a empresa pode tomar a iniciativa, mas seguindo as diretrizes do Marco Civil da Internet no Brasil e a legislação vigente.


Meios passivos – a empresa deve esperar o contato inicial do cliente, ou ele deve dar autorização expressa para tal contato.




(11) 94063-2281

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