Alcançar o cliente, está relacionado a estabelecer e
fortalecer a conexão que está sendo criada.
O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia da BassHorn Content, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.
A estratégia da Bashorn Content foi criada de forma a esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.
A seguir, veja o detalhamento da quarta etapa da BassHorn Content
Etapas da Tuba do Marketing
4. ALCANÇAR
É neste momento da jornada do consumidor que temos a maior oportunidade de selar o relacionamento conquistado em qualquer um dos outros contatos nas etapas anteriores da jornada dentro da Tuba do Marketing de Conteúdo.
O que significa ALCANÇAR o cliente?
Alcançar o cliente, está relacionado a estabelecer e fortalecer a conexão que está sendo criada.
Sempre com o foco no consumidor, a produção do conteúdo deve se certificar e garantir que a dor do mesmo está realmente sendo atendida. E ai é que a habilidade, o treinamento e o bom preparo do funcionário/colaborador entra em ação, junto com bons textos de suporte e de argumentos de vendas previamente criados.
E esta habilidade será medida estabelecendo-se criteriosamente os skills necessários já no momento de descrição da vaga para contratação dos mesmos, já que o treinamento e o bom preparo deste colaborador, depende da gestão da empresa proporcionar. E também nesta etapa o produtor de conteúdo tem muito a contribuir pois os argumentos citados e as estratégias utilizadas no momento do Acolhimento do novo cliente devem ser repetidas e aperfeiçoadas.
Dicas práticas
Nesta etapa da Jornada na Tuba do Marketing de Conteúdo, o conhecimento de neuromarketing* é imprescindível. Considerando algumas das características de hábitos e costumes comuns à persona do cliente definido, temos que levar em conta que:
Os textos a serem utilizados devem ser o mais simples possível, curtos, extremamente objetivos, mas que ainda sim tragam valores e foquem no sistema límbico do cérebro - que é a área responsável pelas emoções e também pelos comportamentos sociais de um ser humano.
Os termos a serem usados devem trazer relação com envolvimento, afinidade, identificação, pertencimento.
Estes textos podem ser utilizados, por exemplo, na descrição dos produtos, sejam em ambientes online ou offline: no cardápio de um restaurante, citando ingredientes com adjetivos que agreguem valor; na cabine do provador, com frases de autoestima.
Curadoria de produtos também é conteúdo! Uma seleção de produtos especialmente oferecidos no momento certo, pode criar a aproximação com as dores do cliente. Mas não se esqueça de usar o gatilho da autoridade em alguns destes momentos, como relatado na visita que fizemos à loja Anthropologie que você pode ler aqui.
Apesar dos discursos sociais e das preocupações com o bem estar coletivo, o consumidor ainda sim quer a individualização. Chamá-lo pelo nome, conhecer suas preferências, saber identificar sinais corporais ainda não são suficientes. As pessoas querem ser únicas em todos os sentidos.
Frases como "todos estão comprando", ou "muita gente levou tal produto" estão na lista dentre as que devem ser evitadas nos treinamentos de vendedores, e também nos "discursos" dos produtores de conteúdo.
Um engano comum à muitos empreendedores: não dar a devida atenção à esta etapa. A princípio, pode parecer ser a de menor produção de conteúdo, considerando-se quantidade de caracteres ou de frases, mas é nela que a capacidade de síntese é muito requerida: deve-se falar muito, com poucas e rápidas palavras. O estudo da persona do cliente trará muitos insghts para este momento crucial.
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* neuromarketing é o estudo da essência do comportamento do consumidor.
Quais os tipos de textos usar na Etapa do Alcançar?
Saiba como construir textos e quais gatilhos mentais trazem melhor resultado para este momento da jornada do consumidor.
Saiba mais:
2. INFORMAR
3. ACOLHER
4. ALCANÇAR
5. ENGAJAR
6. INFLAR
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