Palavras, textos de impacto, vídeos, imagens podem ser utilizadas para ‘fisgar’ o consumidor, fazê-lo se "conectar" com o produto ou serviço da sua empresa.
O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia que apresentamos aqui, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.
Através da Basshorn Content podemos esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.
A seguir, veja o detalhamento da primeira etapa da Jornada do Conteúdo:
Etapas do Canvas da Jornada do Conteúdo
1. ALCANÇAR
Como vimos no texto sobre Planejamento de Conteúdo, as nossas decisões são tomadas primeiro no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional. Pensando nisso, na primeira etapa da tuba deve-se privilegiar textos que tratem sobre a solução do problema que o produto resolve, mas sempre privilegiando ações emocionais. Palavras, textos de impacto, vídeos, imagens podem ser utilizadas para ‘fisgar’ o consumidor, fazê-lo se "alcançar" o produto ou serviço da sua empresa.
Produzindo o conteúdo:
O conteúdo produzido deve focar nos primeiros 50 caracteres (espaço que as redes sociais atribuem para a visualização rápida) Deve-se privilegiar gatilhos mentais que mais toquem o consumidor, de forma a impactá-lo emocionalmente.
A lista destes gatilhos é imensa (você pode ler sobre eles aqui). Mas deve-se privilegiar 2 ou 3 nesta primeira etapa, de acordo com as características de seu produto e da dor que ele resolve.
Na hotelaria, por exemplo, o cliente é muito impactado pelas imagens e o texto produzido deve ser curto e breve. E os gatilhos mentais que mais trazem resultado são:
Escassez – últimos apartamentos para o feriado
Urgência – promoção last minute, reserve já para garantir o desconto
Ganância – aproveite 3 dias pagando apenas 2; desconto de 50%
Mas para outros segmentos, a regra pode não ser a mesma. Por isso a importância de um bom planejamento prévio.
Qual plataforma utilizar
Nesta etapa, vale então as plataformas de relacionamento da empresa. Uma boa pedida são:
Redes Sociais
Google Business
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No Google Business, aproveite para descrever a empresa adequadamente, trazendo as informações mais importantes para a primeira linha do texto produzido. Lê-se por informações importantes, aquelas que tragam valor para a empresa, mostrando a dor que ela resolve e o seu diferencial já de imediato.
Saiba mais:
2. INFORMAR
3. ACOLHER
4. ALCANÇAR
5. ENGAJAR
6. INFLAR
Nós somos seus parceiros!
Você sabe em quais redes você está?
Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.
Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!
Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.
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