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Foto do escritorRenata Robazza

1. ALCANÇAR - Estratégias para o Canvas da Jornada do Conteúdo

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Palavras, textos de impacto, vídeos, imagens podem ser utilizadas para ‘fisgar’ o consumidor, fazê-lo se "conectar" com o produto ou serviço da sua empresa.



O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia que apresentamos aqui, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.


Através da Basshorn Content podemos esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.


A seguir, veja o detalhamento da primeira etapa da Jornada do Conteúdo:



Etapas do Canvas da Jornada do Conteúdo


1. ALCANÇAR


Como vimos no texto sobre Planejamento de Conteúdo, as nossas decisões são tomadas primeiro no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional. Pensando nisso, na primeira etapa da tuba deve-se privilegiar textos que tratem sobre a solução do problema que o produto resolve, mas sempre privilegiando ações emocionais. Palavras, textos de impacto, vídeos, imagens podem ser utilizadas para ‘fisgar’ o consumidor, fazê-lo se "alcançar" o produto ou serviço da sua empresa.



Produzindo o conteúdo:


O conteúdo produzido deve focar nos primeiros 50 caracteres (espaço que as redes sociais atribuem para a visualização rápida) Deve-se privilegiar gatilhos mentais que mais toquem o consumidor, de forma a impactá-lo emocionalmente.


A lista destes gatilhos é imensa (você pode ler sobre eles aqui). Mas deve-se privilegiar 2 ou 3 nesta primeira etapa, de acordo com as características de seu produto e da dor que ele resolve.

Na hotelaria, por exemplo, o cliente é muito impactado pelas imagens e o texto produzido deve ser curto e breve. E os gatilhos mentais que mais trazem resultado são:

  • Escassez – últimos apartamentos para o feriado

  • Urgência – promoção last minute, reserve já para garantir o desconto

  • Ganância – aproveite 3 dias pagando apenas 2; desconto de 50%

Mas para outros segmentos, a regra pode não ser a mesma. Por isso a importância de um bom planejamento prévio.



Qual plataforma utilizar


Nesta etapa, vale então as plataformas de relacionamento da empresa. Uma boa pedida são:

  • Redes Sociais

  • Google Business

  • Anúncios


No Google Business, aproveite para descrever a empresa adequadamente, trazendo as informações mais importantes para a primeira linha do texto produzido. Lê-se por informações importantes, aquelas que tragam valor para a empresa, mostrando a dor que ela resolve e o seu diferencial já de imediato.



 

Saiba mais:




 

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Você sabe em quais redes você está?

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Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.



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