Desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas
Uma campanha eleitoral é um projeto complexo, que envolve muitas variáveis, recursos, pessoas, atividades, prazos, etc. Para que ela seja bem-sucedida, é preciso planejar e executar cada etapa com cuidado, organização e eficiência.
Mas como fazer um planejamento e uma execução de qualidade, que garantam o cumprimento dos objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, etc?
Neste artigo, vamos mostrar os principais passos de como planejar e executar uma campanha eleitoral, desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas. Acompanhe!
Defina a equipe da campanha
O terceiro passo é definir a equipe da campanha, ou seja, quem vai fazer parte do seu time, quais são as funções, responsabilidades, habilidades, etc.
A equipe é o conjunto de pessoas que vão planejar, executar, gerenciar e avaliar a campanha, que deve ser composta por:
O candidato ou o partido, que é o protagonista, o líder, o representante, o porta-voz, o responsável, etc.
A coordenação geral, que é o braço direito, o estrategista, o gestor, o supervisor, o facilitador, etc.
A coordenação setorial, que é o especialista, o técnico, o consultor, o executor, o colaborador, etc.
Os voluntários, que são os apoiadores, os mobilizadores, os multiplicadores, os influenciadores, os participantes, etc.
Para definir a equipe da campanha, você deve levar em conta:
A competência, ou seja, o conhecimento, a experiência, a habilidade, a capacidade, etc.
A confiança, ou seja, a credibilidade, a lealdade, a integridade, a transparência, etc.
A complementaridade, ou seja, a diversidade, a sinergia, a cooperação, a integração, etc.
A disponibilidade, ou seja, o tempo, o compromisso, o interesse, a motivação, etc.
A equipe da campanha deve ser:
Envolvida: Deve estar comprometida, engajada, motivada e satisfeita com a campanha, compartilhando os objetivos, os valores e a visão do candidato ou do partido.
Capacitada: Deve estar preparada, qualificada, atualizada e apta para a campanha, dominando as técnicas, as ferramentas, as normas e as tendências do marketing político.
Organizada: Deve estar estruturada, hierarquizada, distribuída e coordenada para a campanha, definindo as funções, as responsabilidades, as atribuições e as relações entre os membros da equipe.
Comunicativa: Deve estar conectada, informada, alinhada e integrada para a campanha, estabelecendo os meios, os canais, os fluxos e os feedbacks de comunicação interna e externa.
Clique e saiba mais sobre:
Como planejar e executar uma campanha eleitoral - definindo objetivos e metas
Como planejar e executar uma campanha eleitoral - definindo orçamento da campanha
Como planejar e executar uma campanha eleitoral - definindo a equipe de campanha
Como planejar e executar uma campanha eleitoral - definindo o cronograma da campanha
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a planejar e executar uma campanha eleitoral, desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas. Estamos esperando por você! 😉
Por Renata Robazza
Candidato,
Seu projeto político merece destaque!
Nós somos a agência de marketing que vai te levar ao SUCESSO!