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  • Foto do escritorRenata Robazza

Como se comunicar com os eleitores de forma eficaz e persuasiva

Usando os meios e canais mais adequados para cada situação


imagem da internet

A comunicação é a base de qualquer campanha política. É através dela que você vai apresentar suas ideias, propostas, valores e diferenciais para os eleitores, e tentar convencê-los a votar em você.


Mas como fazer uma comunicação eficaz e persuasiva, que gere confiança, credibilidade e simpatia?


Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como se comunicar com os eleitores de forma eficaz e persuasiva, usando os meios e canais mais adequados para cada situação. Confira!




Conheça o seu público-alvo


A primeira dica é conhecer o seu público-alvo, ou seja, os eleitores que você quer atingir. Você precisa saber quem são eles, o que pensam, o que querem, o que esperam, o que temem, o que valorizam, o que consomem, e outros aspectos relevantes


Para isso, você pode fazer uma pesquisa eleitoral, uma análise de dados, um monitoramento de mídia ou ainda uma inteligência competitiva através de ferramentas específicas contratadas para esse fim. Essas estratégias vão ajudar você a traçar o perfil, as demandas, as preferências e o comportamento dos eleitores, e a identificar as oportunidades e as ameaças para a sua campanha.



Escolha os meios e canais mais adequados


A segunda dica é escolher os meios e canais mais adequados para se comunicar com os eleitores. Você precisa saber onde eles estão, como eles se informam, como eles se divertem, como eles se relacionam.


Para isso, você pode usar uma combinação de meios e canais tradicionais e digitais, como:

  • Meios tradicionais: São os meios de comunicação de massa, como TV, rádio, jornal, revista, outdoor, etc. Eles têm um grande alcance, mas um baixo nível de interação e personalização. Eles são mais indicados para divulgar a sua imagem, o seu slogan, o seu número, etc.

  • Meios digitais: São os meios de comunicação online, como sites, blogs, e-mail, redes sociais, aplicativos, etc. Eles têm um menor alcance, mas um alto nível de interação e personalização. Eles são mais indicados para gerar conteúdo, engajamento, relacionamento, etc.



Adapte a sua mensagem para cada meio e canal


A terceira dica é adaptar a sua mensagem para cada meio e canal, levando em conta o formato, o tom, o estilo, o tempo, a frequência.


Para isso, você pode seguir algumas orientações, como:

  • Formato: Você deve usar o formato mais adequado para cada meio e canal, como vídeo, áudio, texto, imagem, etc. Você deve considerar a qualidade, a resolução, o tamanho, a legenda, etc.

  • Tom: Você deve usar o tom mais adequado para cada meio e canal, como formal, informal, sério, divertido, emocional, racional, etc. Você deve considerar o público, o contexto, o objetivo, etc.

  • Estilo: Você deve usar o estilo mais adequado para cada meio e canal, como direto, indireto, argumentativo, narrativo, descritivo, etc. Você deve considerar a mensagem, a intenção, a persuasão, etc.

  • Tempo: Você deve usar o tempo mais adequado para cada meio e canal, como curto, médio, longo, etc. Você deve considerar a atenção, a retenção, a compreensão, etc.

  • Frequência: Você deve usar a frequência mais adequada para cada meio e canal, como diária, semanal, mensal, etc. Você deve considerar a relevância, a atualização, a saturação, etc.



Monitore e avalie os resultados da sua comunicação


A quarta dica é monitorar e avaliar os resultados da sua comunicação, medindo o alcance, o engajamento, a conversão, a satisfação, etc.

Para isso, você pode usar ferramentas de análise, como Google Analytics, Facebook Insights, Twitter Analytics, etc. Essas ferramentas vão ajudar você a acompanhar o desempenho e a reputação da sua campanha, e a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças.



Conclusão


A comunicação é a base de qualquer campanha política. Para se comunicar com os eleitores de forma eficaz e persuasiva, usando os meios e canais mais adequados para cada situação, você precisa:

  • Conhecer o seu público-alvo

  • Escolher os meios e canais mais adequados

  • Adaptar a sua mensagem para cada meio e canal

  • Monitore e avalie os resultados da sua comunicação



Mas se você acha que isso é muito difícil ou complicado, não se preocupe. Você pode contar com a ajuda de um curso de marketing político, que vai ensinar você a se comunicar com os eleitores de forma eficaz e persuasiva, usando os meios e canais mais adequados para cada situação.



Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a planejar e executar uma campanha eleitoral, desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas. Estamos esperando por você! 😉




Por Renata Robazza

 

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