Desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas
Uma campanha eleitoral é um projeto complexo, que envolve muitas variáveis, recursos, pessoas, atividades, prazos, etc. Para que ela seja bem-sucedida, é preciso planejar e executar cada etapa com cuidado, organização e eficiência.
Mas como fazer um planejamento e uma execução de qualidade, que garantam o cumprimento dos objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, etc?
Neste artigo, vamos mostrar os principais passos de como planejar e executar uma campanha eleitoral, desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas. Acompanhe!
Medindo o sucesso da campanha
O sexto passo é avaliar os resultados da campanha, ou seja, verificar se os objetivos e metas foram atingidos, quais foram os pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças, etc.
A avaliação da campanha é a fase mais crítica, reflexiva e aprendiz do projeto, que envolve:
Mensuração, ou seja, quantificar e qualificar os resultados, usando indicadores, métricas, critérios, etc.
Análise, ou seja, interpretar e explicar os resultados, usando métodos, técnicas, ferramentas, etc.
Recomendação, ou seja, sugerir e propor melhorias, ações, soluções, etc.
Para avaliar os resultados da campanha, você deve levar em conta:
A relevância, ou seja, o grau de importância, significado e valor dos resultados, para o candidato, o partido, os eleitores, etc.
A validade, ou seja, o grau de confiabilidade, precisão e veracidade dos resultados, considerando as fontes, os métodos, os erros, etc.
A utilidade, ou seja, o grau de aplicabilidade, aproveitamento e benefício dos resultados, para a tomada de decisão, a correção de rumo, a melhoria contínua, etc.
A avaliação dos resultados da campanha deve ser:
Sistemática: Deve seguir um plano, um roteiro, uma metodologia, etc.
Participativa: Deve envolver todos os interessados, stakeholders, beneficiários, etc.
Contínua: Deve ser feita ao longo de todo o projeto, não apenas no final, permitindo ajustes, correções e feedbacks.
Clique e saiba mais sobre:
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a planejar e executar uma campanha eleitoral, desde a definição de objetivos, metas, orçamento, equipe, cronograma, até a avaliação de resultados e prestação de contas. Estamos esperando por você! 😉
Por Renata Robazza
Candidato,
Seu projeto político merece destaque!
Nós somos a agência de marketing que vai te levar ao SUCESSO!