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  • Renata Robazza

Case - Site no Wix: coletando dados de forma simples e barata

Atualizado: Fev 10

Já é consenso de que, com informação - "dados" - corretos, é possível potencializar os resultados de uma empresa. Mas como usar isso de forma prática, fácil e relativamente sem custos extras?




Um dos grandes desafios para o atendimento das empresas hoje em dia é ser o mais assertivo possível logo no primeiro contato com o cliente. Neste momento crucial, ter o máximo de informação sobre todos os envolvidos nunca é demais.


A frase “Dados são o novo petróleo”, em tradução livre para a original “Data is the new oil”, foi criada por Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados.

De acordo com César Ripari, do portal Administradores.com, essa expressão tem sido bastante citada no mercado, e executivos do mundo todo a usam para defender a ideia de que os dados são tão valiosos quanto o petróleo – o que aponta que, em tese, quem souber fazer bom uso deles e aproveitar todo seu potencial, só tem a ganhar.


Mas para algumas empresas existe ainda o desafio de captar esses dados. Neste sentido, toda e qualquer ação nesta direção é bem vinda! Sob esta perspectiva, nós apresentamos uma solução simples e sem custo extra na reformulação do site de um dos nossos clientes. O que a princípio seria um site institucional, se tornou um site funcional - não em usabilidade para o cliente, como descrevemos aqui, mas para a própria empresa.




O caso da Standard Contabilidade


Nesta empresa em questão, o planejamento inicial direcionava os investimentos para a melhoria de sistemas de gestão e de prestação de serviços, e a captação de dados entraria em um outro momento.


No entanto, ao definirmos a construção do novo site, traçamos uma estratégia para uma captação simples de dados, mas que poderia fazer diferença no primeiro contato com o cliente.



Entenda o processo


Como relatado, em consultorias prévias ficou acertado que o ideal era ultrapassar o conceito de site institucional onde o mesmo seria utilizado apenas para levar informações e tirar dúvidas.


Ainda refletindo sobre como eliminar o que chamamos de "atrito”, os CEOs da empresa elaboraram alguns planos pré formatados, diferenciando pacotes numa tabela bem clara e concisa. Desta forma, a segunda etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo estava construída, e bem construída.


A partir dai, o próximo passo foi construir a terceira etapa da Tuba do Conteúdo: a de acolhimento. Decidimos então transformar o projeto em um site funcional - mas sob a perspectiva da empresa - tornando-o um instrumento que facilitasse a captação de informações sobre o cliente para subsidiar o primeiro contato com o mesmo.


Resolvemos essa questão elaborando um formulário de contato para cada pacote de serviços apresentados. Assim, quando o leitor se interessava por um dos planos e clicava para entrar em contato, um e-mail era enviado para a empresa. O colaborador do escritório, antes mesmo de responder a este chamado, já recebia a informação sobre qual pacote havia despertado o interesse do futuro cliente.



Desta forma, o contato inicial já pode partir de várias informações prévias importantes: dependendo do pacote de onde partiu, pode-se inferir se o serviço a ser contratado é para pessoa física ou jurídica, e até mesmo qual o porte da empresa. E diante destas hipóteses, os argumentos de vendas podem ser adaptados para inclusive oferecer upgrades no pacote pretendido.



Através desta simples solução, os CEOs apontam várias vantagens:

  • economia de tempo

  • otimização dos recursos humanos destacados para a tarefa

  • agilidade no atendimento

  • aumento de upgrades em serviços


E o resultado mais palpável: aumento da conversão de vendas em 12%.




Saiba mais:

Tuba do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Os diferentes tipos de textos para usar na Basshorn




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