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  • Renata Robazza

Diferença entre sites funcionais e sites institucionais

Atualizado: Jan 28

Em todos os textos sobre estratégias para o sucesso de sua empresa o primeiro ítem citado é a necessidade de se ter um site. Em plena era da internet quem não está na rede, praticamente não é encontrado.



Não estar presente on-line é quase a mesma coisa de não existir

É fato que há alternativas mais baratas para manter sua presença digital, como por exemplo estar nas redes sociais mais populares do momento. Ter Instagram, uma Fanpage, ou uma página em que você consiga descrever seu produto ou serviço como o Google Maps, já é um bom passo. Mas nada se iguala ao site. Este, desde que você mantenha a hospedagem, é sua propriedade e sua referência.


E com o site, você pode usá-lo de diferentes formas: a de apenas apresentar sua empresa e produtos, quase que como um catálogo (sites institucionais), e o de oferecer serviços e praticidade ao seu cliente (sites funcionais).




Sites institucionais


Um site institucional é a página profissional da sua empresa. É quase que um cartão de visitas, onde se encontra as principais (se não todas) as informações sobre a sua empresa.


Aqui estão alguns ítens imprescindíveis que o site institucional deve conter:


  • Ser visualmente agradável, sem muitas cores e tipos diferentes de textos

  • Manter uma linguagem acessível ao público que você atende

  • Suas informações básicas como endereço (com bairro, cidade e estado)

  • Informações detalhadas sobre produtos, serviços e soluções

  • Um breve histórico apresentando os fundadores da empresa é bem-vindo

  • Oferecer diferentes formas de contato com sua empresa: seu número de telefone, WhatsApp, chat, seu endereço de e-mail, formulário para contato.

  • Possuir indicação das páginas da empresa nas redes sociais.


E, principalmente, seu site deve ser responsivo.


O que é um site responsivo?
É o site que já é preparado para abrir de forma diferente em celulares e tablets. Além dele abrir com uma diagramação diferente, as funcionalidades apresentadas no desktop também podem ter que ser adaptadas, como por exemplo tamanho dos botões para cliques, possibilidade de aumentar a imagem, codificação do número de telefone para abrir no aplicativo de chamada quando for clicado, e muitas outras funções. Em alguns casos, inclusive, há que se pensar em simplificar as informações em algumas páginas, avaliando até a possibilidade de criação de mais páginas para melhorar a usabilidade.



Sites Funcionais


São aqueles que, além de informações relevantes para o cliente, também trazem alguma solução rápida embarcada: por ele o cliente consegue fazer sua reserva de uma hospedagem, comprar ou encomendar um produto ou até mesmo agendar uma consulta ou horário em clínicas ou prestadores de serviços diversos.



As principais vantagens dos sites funcionais são:

  • O cliente pode acessá-lo e resolver o seu problema de forma rápida e em qualquer horário

  • Não há a necessidade de uma pessoa/colaborador para fazer o contato com o cliente

  • Independência do cliente pois ele tem a sensação de estar no comando, podendo realizar suas tarefas em seu tempo e de acordo com sua disponibilidade



Os sites funcionais são imprescindíveis para

  • comerciantes - facilitam o processo do e-commerce (compras on-line), agilizando a escolha de produto, pagamento e escolha de entrega.

  • hoteleiros – o próprio cliente consegue consultar não só valores, como também a disponibilidade de quartos deforma rápida e assertiva, conseguindo se planejar e se organizar, além dele mesmo poder fazer suas reservas e pagamento online, poupando tempo da equipe de colaboradores do hotel.

  • Bares e restaurantes Delivery – através da disponibilização de cardápios e também formulários de encomendas, também se consegue poupar tempo dos atendentes e colaboradores, agilizando o atendimento.

  • Clínicas, spas, salões - quando é disponibilizado o sistema de agendamento, o cliente tem a liberdade de escolher o horário que se adequa melhor à sua própria agenda. E o prestador de serviços também já consegue programar melhor para o atendimento.





Como pudemos perceber, os sites funcionais permitem agilidade no atendimento. Na Era da Internet, a geração conectada é caracterizada pelo imediatismo. Com as principais soluções disponíveis a poucos cliques, estabelecemos uma melhor interação com o público, otimizando vendas e reservas.


Mas o grande ganho é que, com a automatização de alguns serviços, sua equipe de colaboradores pode focar em reforçar outros diferenciais para sua empresa, como por exemplo, o atendimento presencial. Uma vez que o cliente não encontrou dificuldade nem demora no atendimento online, a expectativa criada é que o mesmo acontecerá presencialmente na empresa.



Saiba mais:

Tuba do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Os diferentes tipos de textos para usar na Basshorn




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