Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.
Imagine entrar em uma loja e ser chamado pelo nome, com o atendente já sabendo sua numeração, suas cores preferidas, os tipos de estampas ou estilos de roupas que mais lhe agradam. Isto é realidade em pequenas cidades do interior, onde todos se conhecem e frequentemente realizam compras recorrentes. Mas em grandes empresas, é praticamente uma utopia. Ou era!
A tecnologia está ai com sistemas de inteligência artificial, captação de dados e de informações com a função exclusiva de humanizar o atendimento. E nesta Nova Era da Humanização e da Personalização do atendimento, como introduzir esse conceito em uma grande empresa, com muitos atendimentos e clientes diversos, onde os quais podem realizar compras recorrentes ou não?
Este desafio é comum a muitas delas, Mas existem algumas soluções simples e relativamente baratas, que podem ser um passo na direção de melhorar o atendimento e criar um ambiente mais próximo e propício ao acolhimento proposto na terceira etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo.
Tipo de textos
Nesta etapa, deve-se utilizar o que chamamos de Textos Venda – são os textos que serão produzidos de forma a orientar o vendedor da empresa no contato direto com o cliente. Não podemos esquecer dos textos para a automação do atendimento por boots.
Estes textos devem ser
simples e diretos
utilizar uma linguagem mais coloquial,
trazer mais proximidade,
serem de preferência em primeira pessoa, humanizando o processo.
No planejamento destes textos entenda qual a dor que ainda impede o cliente de fechar a compra/reserva. Seria previsão do tempo? Cores disponíveis? Para isso, foque na persona criada na etapa de planejamento e defina o perfil. Coloque-se efetivamente no ‘lugar do cliente’ e prepare textos para cada uma das possibilidades. Estes textos devem também ser entregues de acordo com o planejamento traçado e com a plataforma a ser utilizada para o contato.
Deve-se privilegiar outros gatilhos mentais até então não utilizados e que se encaixem nas características da empresa.
Garantia – informe as facilidades e garantias que o cliente terá ao adquirir seu produto ou realizar sua reserva.
Antecipação – mostre as vantagens que terá depois de ter adquirido o produto
Exclusividade – fazer parte do grupo de pessoas que compraram
Novidade – algum aspecto que ainda não foi apresentado.
Plataformas a serem utilizadas:
Dentre as várias formas de contato disponibilizadas para seu cliente, pense em textos a serem trabalhados principalmente nas elencadas abaixo:
E-mail (respostas a e-mails ou formulários recebidos) - Em hotéis, é comum o pedido de orçamento por e-mail. Deixe um modelo de e-mail preparado com textos que agreguem valor e ressaltem as qualidades da sua empresa. Siga as dicas que damos no post sobre esse assunto (clique aqui).
E-mail marketing
Telefone
Chats e chatbots (Neste caso pense em textos para automação) Um bom exemplo de ativação de contato com cliente é o Case na Netflix que relato neste post (clique aqui)
Anúncios de retargeting
WhatsApp (desde que o consumidor tenha dado permissão para tal)
Nós somos seus parceiros!
Você sabe em quais redes você está?
Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.
Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!
Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.
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