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  • Renata Robazza

ACOLHER - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo

Atualizado: Fev 27


Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.



Imagine entrar em uma loja e ser chamado pelo nome, com o atendente já sabendo sua numeração, suas cores preferidas, os tipos de estampas ou estilos de roupas que mais lhe agradam. Isto é realidade em pequenas cidades do interior, onde todos se conhecem e frequentemente realizam compras recorrentes. Mas em grandes empresas, é praticamente uma utopia. Ou era!

A tecnologia está ai com sistemas de inteligência artificial, captação de dados e de informações com a função exclusiva de humanizar o atendimento. E nesta Nova Era da Humanização e da Personalização do atendimento, como introduzir esse conceito em uma grande empresa, com muitos atendimentos e clientes diversos, onde os quais podem realizar compras recorrentes ou não?

Este desafio é comum a muitas delas, Mas existem algumas soluções simples e relativamente baratas, que podem ser um passo na direção de melhorar o atendimento e criar um ambiente mais próximo e propício ao acolhimento proposto na terceira etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo.

Tipo de textos

Nesta etapa, deve-se utilizar o que chamamos de Textos Venda – são os textos que serão produzidos de forma a orientar o vendedor da empresa no contato direto com o cliente. Não podemos esquecer dos textos para a automação do atendimento por boots.


Estes textos devem ser

  • simples e diretos

  • utilizar uma linguagem mais coloquial,

  • trazer mais proximidade,

  • serem de preferência em primeira pessoa, humanizando o processo.


No planejamento destes textos entenda qual a dor que ainda impede o cliente de fechar a compra/reserva. Seria previsão do tempo? Cores disponíveis? Para isso, foque na persona criada na etapa de planejamento e defina o perfil. Coloque-se efetivamente no ‘lugar do cliente’ e prepare textos para cada uma das possibilidades. Estes textos devem também ser entregues de acordo com o planejamento traçado e com a plataforma a ser utilizada para o contato.


Deve-se privilegiar outros gatilhos mentais até então não utilizados e que se encaixem nas características da empresa.

  • Garantia – informe as facilidades e garantias que o cliente terá ao adquirir seu produto ou realizar sua reserva.

  • Antecipação – mostre as vantagens que terá depois de ter adquirido o produto

  • Exclusividade – fazer parte do grupo de pessoas que compraram

  • Novidade – algum aspecto que ainda não foi apresentado.

Plataformas a serem utilizadas:

Dentre as várias formas de contato disponibilizadas para seu cliente, pense em textos a serem trabalhados principalmente nas elencadas abaixo:

  • E-mail (respostas a e-mails ou formulários recebidos) - Em hotéis, é comum o pedido de orçamento por e-mail. Deixe um modelo de e-mail preparado com textos que agreguem valor e ressaltem as qualidades da sua empresa. Siga as dicas que damos no post sobre esse assunto (clique aqui).

  • E-mail marketing

  • Telefone

  • Chats e chatbots (Neste caso pense em textos para automação) Um bom exemplo de ativação de contato com cliente é o Case na Netflix que relato neste post (clique aqui)

  • Anúncios de retargeting

  • WhatsApp (desde que o consumidor tenha dado permissão para tal)




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