logo mohap.png
  • Renata Robazza

ENGAJAR - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo

Atualizado: Fev 27



Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.



Nesta etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo, o cliente pode ou não já ter finalizado sua compra ou aquisição. Mas o relacionamento ainda continua, seja física ou virtualmente.


Na loja física há inúmeras oportunidades para este engajamento, desde o primeiro contato, durante o atendimento ou até mesmo no pagamento ou na saída da loja. São momentos em que se pode criar e apresentar estratégias que trazem o engajamento de forma natural, desde que o conteúdo seja bem feito.


Na loja virtual, se o cliente já estiver encantado com a empresa, esse engajamento torna-se quase resultado de todo o processo desenhado durante a jornada já percorrida. Mas ainda sim existem estratégias que podem selar este relacionamento e que podem ser utilizados, mas de forma comedida e com cuidado para que a abordagem não seja invasiva.




Os gatilhos mentais


Para ENGAJAR, recomendo utilizar, preferencialmente, dois gatilhos mentais:


1. Pertencimento: faça com que seu cliente se sinta privilegiado e pertencente a um grupo seleto.


  • Crie uma lista de transmissão no WhatsApp (e nunca um grupo) definida por alguma preferência do cliente - numeração ou estilo de roupa ou sapato, por exemplo. E convide o cliente para fazer parte deste "grupo" que recebe informações privilegiadas. Mas a comunicação, o texto para esse convite, tem que ser bem planejado para que este privilégio tenha valor real.

  • Crie grupo no Facebook e convide o cliente a fazer parte. Crie um cartão para esse convite. Deixar um folder com o nome do grupo exposto na loja não é indicado pois tira o caráter de excepcionalidade.

  • Use cartões de fidelidade, virtuais ou online e dê descontos progressivos a estes clientes. Com esta ação, você estará trabalhando duas etapas da Tuba: o engajar e o inflar.

  • Crie lista de e-mail e peça autorização para este cliente para lhe enviar promoções especiais. E faça isso com frequência. Antes de entrar com alguma promoção para a loja toda, tente enviar cupons de desconto para estes clientes que estão em suas listas.



2. Reciprocidade: siga o velho e bom ditado: é dando que se recebe. Para isso, crie oportunidade para que o cliente perceba que pode ajudar a empresa de alguma forma.


  • Crie pesquisas, mas ainda não as de satisfação, e sim as de opinião e de sugestão. Pergunte quais produtos gostaria de ver na loja. Mas tome cuidado na formulação destas perguntas. Nunca chame a atenção para ítens em falta, ou para pontos negativos. Traga o raciocínio em cima da construção e não do que deixou de ser realizado.

  • Faça promoções virtuais incentivando clientes e usuários a interagirem nas redes sociais

  • Ofereça a confiança. Deixe as redes sociais à disposição para o relacionamento criado.



Nesta Etapa, a criatividade do marketeiro será o maior aliado dos gestores da empresa.




Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.


Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!







(11) 94063-2281

@mohapdigital

f9e9b6_46805d2c19cf4f2aa56f1b45f020f721_

 Empresa Impulsionada por B2Mamy Aceleradora

Powered Google For Startups

- 2019 -

Logo_for_Google_for_Startups_page.png
whatsapp_número_1.png