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  • Foto do escritorRenata Robazza

ENGAJAR - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo



Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.



Nesta etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo, o cliente pode ou não já ter finalizado sua compra ou aquisição. Mas o relacionamento ainda continua, seja física ou virtualmente.


Na loja física há inúmeras oportunidades para este engajamento, desde o primeiro contato, durante o atendimento ou até mesmo no pagamento ou na saída da loja. São momentos em que se pode criar e apresentar estratégias que trazem o engajamento de forma natural, desde que o conteúdo seja bem feito.


Na loja virtual, se o cliente já estiver encantado com a empresa, esse engajamento torna-se quase resultado de todo o processo desenhado durante a jornada já percorrida. Mas ainda sim existem estratégias que podem selar este relacionamento e que podem ser utilizados, mas de forma comedida e com cuidado para que a abordagem não seja invasiva.




Os gatilhos mentais


Para ENGAJAR, recomendo utilizar, preferencialmente, dois gatilhos mentais:


1. Pertencimento: faça com que seu cliente se sinta privilegiado e pertencente a um grupo seleto.


  • Crie uma lista de transmissão no WhatsApp (e nunca um grupo) definida por alguma preferência do cliente - numeração ou estilo de roupa ou sapato, por exemplo. E convide o cliente para fazer parte deste "grupo" que recebe informações privilegiadas. Mas a comunicação, o texto para esse convite, tem que ser bem planejado para que este privilégio tenha valor real.

  • Crie grupo no Facebook e convide o cliente a fazer parte. Crie um cartão para esse convite. Deixar um folder com o nome do grupo exposto na loja não é indicado pois tira o caráter de excepcionalidade.

  • Use cartões de fidelidade, virtuais ou online e dê descontos progressivos a estes clientes. Com esta ação, você estará trabalhando duas etapas da Tuba: o engajar e o inflar.

  • Crie lista de e-mail e peça autorização para este cliente para lhe enviar promoções especiais. E faça isso com frequência. Antes de entrar com alguma promoção para a loja toda, tente enviar cupons de desconto para estes clientes que estão em suas listas.



2. Reciprocidade: siga o velho e bom ditado: é dando que se recebe. Para isso, crie oportunidade para que o cliente perceba que pode ajudar a empresa de alguma forma.


  • Crie pesquisas, mas ainda não as de satisfação, e sim as de opinião e de sugestão. Pergunte quais produtos gostaria de ver na loja. Mas tome cuidado na formulação destas perguntas. Nunca chame a atenção para ítens em falta, ou para pontos negativos. Traga o raciocínio em cima da construção e não do que deixou de ser realizado.

  • Faça promoções virtuais incentivando clientes e usuários a interagirem nas redes sociais

  • Ofereça a confiança. Deixe as redes sociais à disposição para o relacionamento criado.



Nesta Etapa, a criatividade do marketeiro será o maior aliado dos gestores da empresa.




 

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