INFLAR - tipos de textos para usar no CANVAS da JORNADA do CONTEÚDO
- Renata Robazza

- 28 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2021

Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.
Como vimos na descrição da 7ª Etapa do Canvas da Jornada do Conteúdo, o cliente aqui é o grande produtor de conteúdo relevante. E toda a estratégia deve ser em direção a criar oportunidades para que ele interaja com a empresa e traga este conteúdo de qualidade.
Checkins, avaliações com apontamento de estrelas/notas, comentários, depoimentos, recomendações, preenchimento de pesquisas. Seja em que formato ou com qual intenção for, temos que dar a importância devida a isto.
Formas de interagir com o cliente nesta etapa
Algumas sugestões de estratégias são:
1.Incentivar as avaliações e opinões de clientes
A empresa deve proporcionar lugares para que esta interação aconteça. Estar nas redes sociais é um bom começo. Mas ficar apenas nesta opção não é o mais adequado, pois ali não temos controle sobre o que pode ser gerado de conteúdo. Então o ideal é ampliar estas opções com estratégias e plataformas o mais diferente possível. Alguns exemplos são:
Pesquisa de satisfação online ou física
Opcão de login na rede de internet através do checkin na rede social
Lembretes espalhados pelo ambiente da loja com as redes sociais e sites que dão a oportunidade de avaliação
E-mails de despedida com convite para avaliações
2. Responder à avaliações
Este também é um ótimo momento para a interação com o cliente. A regra é: sempre responder a todas as avaliações. Como vimos no recorte da pesquisa acima, as pessoas leem as avaliações e também as respostas da empresa. Esta forma de interação é tão importante que tratamos sobre ela especialmente no texto Da Crise ao Case. Existem técnicas para a produção destes textos que trazem resultados melhores do que o esperado.
3. Oferecer conteúdo relevante
Uma boa estratégia, e que será tratada em especial num próximo texto, é o de fidelizar o cliente com mais conteúdo após a compra. Apenas saber sua opinião sobre a experiência não é o suficiente. O relacionamento pode se estender com conteúdo relevante e uma sugestão é que esteja relacionado à compra que já foi realizada. Por exemplo se a pessoa comprou um tênis e se, durante esta jornada de compra foram coletadas informações tais como: perfil, motivo de compra, intenções, e muito mais, é possível entrar com conteúdo que tragam experiências de uso pós compra.
Municiar o cliente com mais informações tais como: como utilizar, como conservar, formas de melhor aproveitar, são boas dicas de como trazer valor para o cliente mesmo depois da compra finalizada e que pode fortalecer o relacionamento e fidelizar.
4. Priorizar clientes já convertidos em novas promoções
Fornecer cupons de desconto para clientes especiais trabalham vários gatilhos mentais ao mesmo tempo, desde que a comunicação desta estratégia seja bem-feita.
Portanto, esta é uma etapa que deve ser construída e conquistada. Construída, pois ela faz parte do elo de ações que traz o cliente até a loja. Conquistada, pois não depende exclusivamente da empresa: nesta etapa o cliente deverá participar. E, a partir deste conteúdo produzido, é só fazer um bom uso e espalhar.
Nós somos seus parceiros!
Você sabe em quais redes você está?
Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.
Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!
Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.
Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?
É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!









Resolvi comentar porque minha experiência foi diferente do habitual. Eu estava quase desistindo depois de um mês cheio de apostas erradas, quando vi um relato em um fórum brasileiro sobre como mudar a forma de apostar. No meio da conversa, alguém sugeriu ler com atenção e clicar em saiba mais dentro de um conteúdo sobre futebol. Entrei sem muita expectativa, só querendo entender melhor os mercados. O que me agradou foi poder ir no meu ritmo, escolhendo partidas que eu realmente acompanhava no Brasil e fora. Não virei especialista do dia para a noite, mas consegui recuperar parte das perdas e terminar satisfeito com a experiência.