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  • Foto do escritorRenata Robazza

As I.A. (Inteligências Artificiais) e a importância da Avaliação de clientes para a empresa

A prova social é a mais forte propaganda da sua empresa!


As Inteligências Artificiais (IAs) são sistemas computacionais capazes de aprender e tomar decisões com base em dados

Que as famosas 'dicas de viagem' agora subiram de patamar e foram parar na Internet você já sabia. Mas agora, em tempos de IA provocando mudança radical no comportamento do consumidor, essas avaliações são mais importantes do que nunca!


Segundo estudo do BrightLocal, 82% das pessoas leem reviews antes de comprar produto ou serviços e, destes, 97% também vão em busca das respostas dadas pelas marcas ou empresas a essas avaliações.

Hoje, as plataformas de IAs generativas permitem que qualquer pessoa aproveite os benefícios das IAs de forma fácil e gratuita. E essas ferramentas podem ser usadas, por exemplo, como assistentes pessoais facilitando tarefas como planejamento de viagens e muito mais.

Neste artigo vamos explorar a revolução das IAs e sua relação com as avaliações online.



A REVOLUÇÃO DAS IAs


Antes as Inteligências Artificiais (ou algoritmos), estavam a serviço de grandes empresas que podiam pagar para desenvolver soluções personalizadas. Depois passaram a ser disponibilizadas para também pequenas e médias empresas através de, por exemplo, algoritmos que segmentam anúncios nas plataformas online, como Google e Meta.


A grande mudança agora é que estas inteligências foram disponibilizadas para o usuário comum, através de plataformas que trabalham com as Inteligências Artificiais Generativas, e que podem ser usadas inclusive como Assistentes Pessoais.

E, assim, as avaliações online ganharam destaque. Elas usam linguagem escrita, o que é facilmente processado pelas IAs, tornando-se conteúdos classificados como extremamente qualificados para que os assistentes pessoais possam planejar viagens e subsidiar melhores decisões.




TÁ, MAS COMO EU FAÇO AGORA?


A resposta é simples: continue fazendo o que você estava fazendo antes:


  1. Conheça a sua empresa e também o seu cliente - O mundo está segmentado, e isso é uma excelente notícia!

Conheça sua empresa e seu cliente - a segmentação agora está a seu favor. Você não precisa atender a todos a todo o momento. Defina seu público e personalize as experiências para ele.


Para conhecer sua empresa, você pode utilizar ferramentas gratuitas de análise e planejamento:


Para conhecer seu cliente, podemos lançar mão de vários métodos elaborados como observação sistêmica, técnicas de neurociência, e por ai vai. Mas como já dizia o meu avô: nada melhor do que perguntar pra ele. Nesta iniciativa, você já pode aliar a próxima estratégia que é:



2. Certifique-se que seu cliente esteja tendo uma boa experiência o máximo que puder. Neste ponto é importante realizar 2 ações:

  • treinar um colaborador para perguntar diretamente para o hospede/cliente sobre sua estadia/compra.

  • disponibilizar canais de contato para que as percepções negativas possam ser expressas, de preferência, direto com o gerente ou em um formulário de avaliação privativo da empresa, ou ambos.






3. Tarefa de casa pronta, agora é a hora de estimular as avaliações ao máximo. Nesta etapa, você pode:

  • distribuir QRcodes e links que direcionem para páginas de avaliação por todo seu empreendimento. Entenda a jornada do cliente na empresa (online ou offline) e aja de forma inteligente para que ele se mobilize a acessar aquele link e deixar seus comentários

  • Novamente: treinar seus funcionários para solicitarem as avaliações - de forma sutil mas incisiva. Em um restaurante em Porto, Portugal, um garçom nos trouxe o pedido de avaliação em um cartão desenhado a mão (foto abaixo). Como ignorar esse simpático convite e deixar de fazer uma avaliação enquanto o marido fechava a conta?



4. Espalhe as boas avaliações aos 4 cantos!!

  • Ganhou avaliação positiva nas redes sociais? Dê print e poste agradecendo - nisso você pode (e deve) inclusive, criar um destaque nos stories para isso.

  • Ganhou avaliação positiva no 'privado', também dê print (tendo o cuidado de omitir o nome de quem enviou - afinal, foi 'privado') e poste da mesma forma.

  • crie uma área em seu site onde essas avaliações sejam melhor expostas.

  • e também, ainda em seu site, dê links para plataformas que validem as avaliações positivas: TripAdvisor, Google Empresa, Booking.

  • Ganhou selo social? Imprima e coloque em pontos chave no seu estabelecimento.






Fortaleça sua reputação digital, esse conteúdo vale mais que ouro!



 



Renata Robazza é Founder & CEO da MOHAP Digital e

  • Especialista em Marketing Digital e Negócios Interativos

  • É coautora convidada do Livro "Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo", lançado pela EACH-USP. Clique e acesse!

  • MBA em Midias Digitais pelo Iladec e Scuola Internazionale di Comics

  •  Especializada em Produção e Planejamento de Conteúdo pela ESPM 

  • Graduada pela UNESP

  • e atualmente se especializando em Comunicação pela ECA-USP e em Turismo pela EACH- USP



 


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