A Netflix lançou neste final de semana uma grande campanha por WhatsApp para promover sua mais recente série What/If, ou Dilema, traduzido para o português.
A campanha, muito bem elaborada e privilegiando a produção de conteúdo, nos mostra como usar duas tecnologias com perfeição e criatividade: o aplicativo de conversas mais popular do Brasil, o WhatsApp e a automatização de conversas nesta plataforma.
E a equipe de Marketing da Netflix seguiu direitinho as etapas de interação com o cliente (como a que orientamos fazer em nossa reinterpretação do funil de vendas: A Bass Horn Content, ou Tuba do Conteúdo):
Primeiro, A Netflix começou a cadastrar clientes que gostariam de ser atendidos via WhatsApp. Quando o cliente entra na plataforma de streaming ou ao atualizar seus dados cadastrais, a Netflix pergunta se ele autoriza ser contatado através do aplicativo - apesar de não disponibilizar nenhum número para o contato. Pronto, era a sensibilização necessária para que o cliente criasse a expectativa sobre qual seria o próximo passo: Entraria numa lista de divulgação de novos lançamentos? Receberia uma chuva de notificações para divulgar filmes, séries e serviços diversos?
E não muito tempo depois, este mesmo cliente foi surpreendido por mensagens vindas de um número desconhecido no final de semana passado, anterior ao lançamento da série (que teve seu primeiro episódio lançado no dia 24 de maio). A mensagem vem de Anne, personagem interpretada por Renée Zellweger, lhe convidando para ‘palpitar’ na vida alheia. Pronto, era o gatilho mental para envolver o ‘expectador’ na trama e trazê-lo para uma infindável conversa pelo WhatsApp. Conversa automatizada, claro, mas com uma trama tão bem bolada e tão criativa que você acaba perdendo fácil algumas horas ali, fofocando e se envolvendo na incrível história meio reinterpretação do filme ‘Proposta Indecente” estrelado por Robert Redford e Demi Moore.
E o enredo desta ação não pára na conversa com a Anne. Com a provocação "Agora, se quiser ver como pensa uma pessoa fraca, adiciona os números abaixo no Whatsapp, manda um oi pra elas", a Anne passa outros números para que você também fale com os outros envolvidos na intriga. Assim, somos convidados a interagir com os outros personagens da série, também por conversa pelo aplicativo.
Qualidade da série a parte - que pelo jeito é muito boa (vide críticas abaixo), o fato é que a Netflix mais uma vez nos mostra como fazer direito o marketing de conteúdo!
Para iniciar a conversa com o boot, ops, com a Anne, clique no link seguro abaixo. E lhe desejo umas boas horas de diversão, ;)
http://bit.ly/MOHAPcasenetflix
Saiba mais
O que é BossHorn Content? – Veja Slides da aula aplicada para a turma do curso livre de Marketing de Conteúdo da Faap SJC
Criticas sobre “Dilema” a nova série da Netflix - 5 motivos para ver a série Dilema, da Netflix - Guia da Semana
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Renata Robazza
www.bit.ly/FaleComigoMohapDigital
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