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  • Foto do escritorRenata Robazza

Onde anunciar seu hotel: no Google ou nas Redes Sociais?

A primeira pergunta que um novo cliente me faz é sobre onde fazer anúncio, seguida da informação de que a antiga agência com a qual trabalhava fazia anúncio em tal ou tal plataforma e não tinha resultados. Então como decidir?



Vários são os elementos que devemos levar em conta na hora de decidir onde, como e quando vamos fazer uma propaganda: podemos escolher a melhor foto, mas se o público não for definido corretamente, estaremos dando um tiro no pé. Decidimos o público ideal para a empresa, mas se a informação que vamos veicular não “tocar” o indivíduo de forma precisa em seu momento de “dor”, o valor gasto com o anúncio nunca será suficiente.


Mas a preocupação mais popular é em qual plataforma a propaganda deverá ser veiculada: no Google ou no Facebook.


Em uma estratégia bem-feita, a principal diferença entre as duas plataformas de anúncio é que, numa trabalhamos basicamente a busca direta e na outra, é trabalhado o que chamo de anúncio de descoberta.




Anúncio de busca direta


Simplificando o assunto, é o anúncio onde se trabalha palavras chaves. Este anúncio é eficaz quando trabalhamos apenas algumas características específicas do produto ou serviço, os quais já são bem conhecidos e delimitados, por exemplo: um hotel em Maresias, hotel pé na areia, hotel na praia, hotel em São Paulo, casa para alugar em Jundiaí e dai por diante, trabalhando cauda longa ou não. Mas o fato é que o produto serviço já é normalmente procurado e não se terá muito trabalho para se fazer entender do que se trata.


Este anúncio de busca direta é realizado principalmente no Google Adwords, mais precisamente na Rede de Pesquisa, quando compramos as palavras chaves que especificam este produto ou serviço.




Anúncio de descoberta


Já o anúncio de descoberta é aquele em que se apresenta o produto/serviço para o público, especialmente para aquele definido no planejamento. E esta apresentação pode seguir diferentes formatos, configurações, privilegiar uma ou outra característica mais específica. O grande pulo do gato em minha percepção é que o mesmo produto pode ser retratado de diferentes formas para diferentes públicos, privilegiando a experiência que cada usuário pode ter.


Este tipo de anúncio aconselho usar em Redes Sociais, mas com uma boa produção e uma boa configuração, os anúncios nas Redes de Display do Google Adwords também trazem bons resultados.




E qual dos dois anúncios é o melhor?


Dai sim depende dos objetivos que se pretende alcançar e também de como é a sua concorrência. Por exemplo: numa praia muito conhecida onde existem grandes redes hoteleiras, entrar na disputa para uma palavra chave que é comum a todos (hotel na praia x) pode ser inviável pois o Google trabalha com o sistema de leilão de palavras - quem paga mais aparece mais. Dai é uma questão de fazer contas: onde será que gastarei menos e que terei um retorno maior – o famoso ROI (return on investment)?


Por isto a importância de se fazer um bom planejamento, em que se realiza inclusive a investigação acerca da concorrência através de uma análise SWOT, o que vai fazer com que o investimento em anúncios tenha uma boa relação custo – benefício.


No caso da hotelaria em especial, que atende uma diversidade muito grande de públicos pode-se apresentar alguns atributos com relação à experiência que podem proporcionar. O mesmo ambiente pode exercer papéis diferentes. Por exemplo o espaço de café da manhã: para os que privilegiam a experiência gastronômica, a apresentação dos pratos e a variedade do mesmo é um diferencial importante. Já para os que possuem restrições alimentares, essa variedade é vista sob outro ponto de vista. E tudo isso pode ser mais bem explorado em anúncios onde todos estes aspectos sejam melhor abordados. Não apenas com palavras chave, mas sim textos e imagens que se alinhem com o publico com o qual quer "conversar".



Portanto faça um bom planejamento, conheça seu produto ou serviço e mais ainda: investigue exaustivamente o seu público. Uma dica para isto: fique de olho nas avaliações que seu cliente fizer.




 

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