Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.
Como já vimos na descrição da 4a. Etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo, aqui os textos devem ser o mais curto e objetivo possível. Poucas palavras, mas com muito efeito, apelando para o emocional do comprador tocam e reforçam a estrutura criada na primeira etapa: a de conexão.
Sendo assim, os textos aqui criados podem e devem usar e abusar de gatilhos mentais que reforcem a urgência da tomada de decisão.
Estratégias sistematizadas por Roberto Cialdini, em seu livro "Influência - a Psicologia da Persuasão", lançado em 1984, são muito bem vindas na construção dos textos para este momento da jornada:
Crie afinidade - coloque-se à disposição para ajudar sempre
Mostre autoridade - dê detalhes técnicos respaldados por dados estatísticos.
Tenha coerência e cumpra os compromissos - tudo o que foi usado como argumentos nas etapas anteriores, devem ser reforçadas e demonstradas nesta etapa.
Passe a sensação de excassez
Dê uma prova social - coloque link para as redes sociais, onde as pessoas podem acessar comentários e avaliações. Use depoimentos.
Provoque a reciprocidade - ofereça alguma cortesia.
Estes textos/frases/expressões podem ser utilizados tanto online (nas páginas de fechamento de reservas em hotelaria ou de compras nas lojas virtuais) ou offline, como em folders (principalmente em gôndolas ou nas cabines de provadores). Uma boa ideia também são os pushs de aplicativos. Mas para isso, é preciso também criar uma estratégia para que o consumidor baixe, instale e permaneça conectado a esse aplicativo (seja da própria loja, seja de empresas parceiras).
Defina o momento decisivo, rastreie o momento de "abandono de carrinho" ou de saídas dos clientes da loja física e interfira com textos que evoquem a emoção. Mas sem um planejamento de conteúdo coerente e bem definido, estes momentos podem ficar sem sentido na memória do seu cliente.
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