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  • Renata Robazza

Como configurar o WhatsApp Business para sua empresa

Atualizado: Mai 26

Um passo a passo para quem quer utilizar essa importante ferramenta para atender seus clientes




O WhatsApp se tornou um importantíssimo meio de comunicação com os clientes, principalmente por sua facilidade de acesso e à grande adesão entre usuários de internet.


E, seguindo a demanda do seu público, o Facebook (proprietário do aplicativo de mensagens) criou um formato especialmente para as empresas.




WhatsApp Business


Dentro da comunicação de uma empresa, o aplicativo pode ser utilizado para:

  • primeiro atendimento rápido a clientes,

  • atender outras demandas de clientes e tirar dúvidas mais pontuais,

  • comunicação interna,

  • enviar notificações importantes aos clientes (desde que eles deem permissão para isso) Ver mais em O WhatsApp e a ética

  • fazer ligações de forma rápida e barata (usando rede de dados).



O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras.


Como configurar o WhatsApp Business


Neste passo a passo a seguir, damos uma sequencia de ações para uma configuração simples do aplicativo para usar em sua empresa.


Antes de mais nada, é importante saber que você pode ter os dois aplicativos com números independentes em uma mesmo celular: WhatsApp (pessoal) e WhatsApp Business.


  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business - clique para baixar para Android ou para IOS

  2. Instale o aplicativo conforme as instruções no passo a passo em sua tela.

  3. Com o chip de celular que vai usar para sua empresa instalado em seu celular, configure com o número e informe o código enviado pelo SMS.

  4. Continue confirmando as informações e finalize


Dica: Se o seu celular aceita apenas um chip, ao final da instalação você pode colocar o seu chip pessoal e deixar o chip da empresa em um lugar seguro para outras instalações. Desta forma, os dois WhastApp (pessoal e business) funcionarão normalmente, apenas usando a internet (rede de dados do chip que está instalado ou wi-fi).




Configurar Ferramentas Comerciais no WhatsApp Business


Para melhor aproveitar as funcionalidades que o WhatsApp business oferece, seguem dicas de configurações nas ferramentas comerciais:

  1. na página inicial de conversas, acesse FERRAMENTAS COMERCIAIS

  2. nesta janela, acesse PERFIL COMERCIAL

  3. Informe/corrija o nome da empresa clicando no ícone de 'lápis'.

Também inclua um pequeno texto apresentando sua empresa, utilizando até 512 caracteres. Dica extra. Você pode usar os simbolos especiais para dar destaque a algumas palavras/frases nesse texto para dar destaque (negrito, tachado, monoespaçado e itálico). Veja aqui.

4. corra a página para baixo e continue configurando:

  • endereço da empresa (se for uma empresa online, deixe esse espaço em branco)

  • horário de funcionamento (este item é importante para as mensagens automáticas de ausência chegarem nos momentos certos)


5. Neste campo, informe o e-mail para contato e, sem seguida, o endereço de seus site (ou fanpage, ou instagram)


6. Clique em ADICIONAR OUTRO SITE


7. Informe o link de seu Instagram


8. Neste campo, você poderá carregar imagens com seus produtos. Tendo seus produtos configurados nesta área, fica mais fácil passar informações a respeito dos mesmos nas conversas com seu cliente, clicando no clips no canto inferior e enviando o link de seu "CATÁLOGO"

  • Se os produtos forem serviços, crie imagens ilustrativas para os mesmos e dê estimativa de preços (você pode colocar o termo "a partir de" na descrição.

  • caso seja um produto físico e você tenha um e-commerce, clique em 'mais campos' e informe o link que o usuário pode acessar para efetivar a compra.

NOVIDADE: Aguarde, em breve o WhatsApp disponibilizará integração bancária para a realização de recebimentos e pagamentos pela plataforma.



9. Finalmente, neste campo, você pode incluir uma frase de acolhimento para o primeiro atendimento. Não se esqueça que essa frase ficará pré-visível no chat, logo abaixo do seu número de contato.




Configurações avançadas


Agora é hora de preparar o seu primeiro contato com seu cliente.

10. Ainda em 'FERRAMENTAS COMERCIAIS' configure mensagens que serão enviadas automaticamente para seus clientes, ou quando você estiver ausente, ou quando o mesmo fizer um primeiro chamado para você.


ATENÇÃO: existem algumas ferramentas no mercado que disponibilizam IA (Inteligência Artificial) que podem interagir com o cliente com algumas mensagens pré configuradas. Leia nosso post a seguir sobre isso. (clique aqui)



11. Em 'MENSAGEM DE AUSÊNCIA' crie um texto de até 532 caracteres apresentando seus serviços e, principalmente, seu horário de atendimento.


Exemplo de mensagem de ausência útil para um restaurante ou bar:


"Olá, obrigado pelo contato.

Nosso horário de atendimento é de quinta a domingo, das 18h30 às 22h30. Faça seu pedido por WhatsApp e entregamos para você. Nosso cardápio está no link abaixo:

www.xxxxxx.com.br

Até breve!"




12. 'MENSAGEM DE SAUDAÇÃO'. Aqui, sempre que um novo cliente entrar em contato com você pela primeira vez, independente do horário que seja, ele receberá uma mensagem de 'saudação'. Aproveite a oportunidade para também agilizar o seu atendimento, já oferecendo um cardápio ou o link de seu catálogo para que ele possa já tirar alguma dúvida e se informar melhor antes de realmente falar com você, Não se esqueça de lembrá-lo, nesta mensagem, de que você irá atendê-lo em breve.


Exemplo de mensagem de saudação:


"A MOHAP Marketing Digital agradece o seu contato. Como podemos ajudá-lo?

Você também pode acessar nosso site e saber um pouco mais sobre nós!!

www.mohapdigital.com.br/cartao-de-visitas"



13. Respostas rápidas. Neste campo, você pode configurar 'atalhos' com símbolos no teclado para mensagens que são enviadas com frequência. Por exemplo, mensagens de agradecimento ao final do atendimento.


Para enviar a mensagem configurada, selecione '/' no teclado seguido do símbolo para atalho que você configurou. O aplicativo entenderá e preencherá automaticamente com o texto pré configurado para aquele ícone.


Exemplo de mensagem de resposta rápida:


digite: /obrigado o WhatsApp enviará: Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos poder lhe atender novamente em breve!



14. Inclua Etiquetas para identificar melhor seus clientes.

Você pode definir, por exemplo, cores para etapas de atendimento:

VERDE: atendimento inicial

AMARELO: documentos pendentes

VERMELHO: urgente.

AZUL: atendimento finalizado.


Se este for o seu padrão, não se esqueça de trocar as etiquetas conforme o andamento do processo desse atendimento ;)



15. Não se esqueça de clicar em salvar e escolher o público para as mensagens automáticas.



DICAS BÔNUS:

  • Crie os textos previamente em Word e envie para um bloco de notas no celular. Dai é só copiar/colar, agilizando a configuração.

  • Que tal aproveitar para coletar leads. Você pode colocar um link centralizador na mensagem automática que leva a uma página em seu site e que já colete o endereço eletrônico de seu cliente. Mas lembre-se: tudo é uma troca. Ofereça algo em troca para esse cadastro. Pode ser um e-book, uma avaliação gratuita, um brinde. Dai vai de suas possibilidades e estratégia.

  • Existe um site em que é possível criar um link com mensagens de call to action para que seu cliente clique e entre em contato com você. Teste clicando no ícone de WhastApp em nosso site. Veja o site de links aqui.


Mas a principal dica continua sendo: utilize o WhatsApp com moderação e seguindo uma estratégia bem definida para, ao invés de agradar, acabar entrando para uma "black list" de seu cliente.




Leia mais:


Estratégias para Produção de Conteúdo:

Canvas da Jornada do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

3. ACOLHER: Estratégias para a Tuba do Marketing de Conteúdo



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