O MOHABOT é um mascote criado para personificar o propósito da MOHAP.
Trabalhar com Arquétipos facilita a comunicação de uma empresa pois, como já vimos aqui, se enquadrar em um arquétipo:
ajuda a humanizar a empresa,
facilita a conexão com o cliente,
e traz valor agregado para a marca.
No caso da MOHAP, optamos por trazer elementos em nosso nome que são intrínsecos ao espírito da empresa e que também foram transferidos para o nosso mascote.
MOHAP é uma palavra de origem Tupi Guarani, da família mawé e que significa trilha, mapa, caminhada.
O termo 'MOHAP' veio no processo de Aceleração no GOOGLE pela B2Mamy
Selecionada para um processo de aceleração num programa parceiro ao Google For Startups (B2Mamy) a empresa passou por um verdadeiro 'banho de loja' - ou melhor, 'banho de planejamento' - e um dos primeiros passos foi definir a personalidade da empresa, a começar pelo nome.
O nome MOHAP veio depois de muita pesquisa e da construção de um CANVA MODELO DE NEGÓCIOS bem delimitado.
Desta forma, refletindo sobre o propósito principal da empresa que é definir caminhos para o sucesso de seus clientes, o termo MOHAP, originário do grupo Mawe - povo indigena brasileiro - surgiu naturalmente durante a pesquisa. MOHAP significa 'Mapas' ou 'Trilhas' - o que se alinha perfeitamente ao nosso propósito.
CURIOSIDADE1 Mawé significa 'papagaio inteligente e curioso'
CURIOSIDADE2 : Os Sateré-Mawé são extremamente habilidosos e bons agricultores, são os responsáveis pela produção do guaraná: eles 'domesticaram' a trepadeira silvestre e criaram o processo de beneficiamento da planta.
MOHABOT
O Robozinho com jeito de índio foi então uma analogia instantânea: nossa empresa é expert em soluções em tecnologia, mas traz a tradição, a responsabilidade social e a sustentabilidade em seu conceito principal. Desta forma, trabalhando o ESG - Environmental, Social e Governance (em português: meio ambiente, social e governança corporativa) em sua raiz, não poderia ter um mascote diferente.
E, para finalizar a composição do MOHABOT, foi definido que ele deveria ter como primeiro Arquétipo o CARA COMUM e, como arquétipos secundários, o EXPLORADOR e o BOBO DA CORTE.
1 - Arquétipo Principal - Cara Comum:
O MOHABOT assume o papel do “Cara Comum”.
E, enquanto cara comum, ele se apresenta como amigo fiel, solidário, companheiro, que vai andar junto com o empresário para encontrar as melhores soluções para seu negócio.
2 - Arquétipos Secundários - Explorador e Bobo da Corte:
Além disso, o MOHABOT incorpora outros arquétipos:
Explorador: Sua inquietude e busca por novos mundos refletem empatia para com os clientes.
Bobo da Corte: Sua irreverência traz alegria ao mundo, especialmente no setor de hotelaria e turismo.
Assumindo como arquétipos secundários o Explorador e o Bobo da Corte, este mascote se apresenta então, em um segundo momento, como irreverente, que traz alegria para o mundo - trazendo identificação com empresas de hotelaria e turismo, tal qual o Bobo da corte.
E também a personalidade do explorador que, também por empatia para com os clientes, tem em seu DNA a inquietude e a procura por novos mundos - também elementos essenciais ao turismo.
Tomando essas orientações como referência, nosso designer desenvolveu o simpático robozinho com cocar de índio e máscara no rosto, de cor verde e amarela.
O MOHAP e o MOHABOT personificam nossa empresa. Como agencia de marketing especializada em hotelaria e turismo, exploramos novos caminhos com nossos clientes, enquanto mantemos a tradição e a sustentabilidade em nosso DNA, estimulando-os a fazerem o mesmo.
Renata Robazza é Founder & CEO da MOHAP Digital e
Especialista em Marketing Digital e Negócios Interativos
É coautora convidada do Livro "Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo", lançado pela EACH-USP. Clique e acesse!
MBA em Midias Digitais pelo Iladec e Scuola Internazionale di Comics
Especializada em Produção e Planejamento de Conteúdo pela ESPM
Graduada pela UNESP
e atualmente se especializando em Comunicação pela ECA-USP e em Turismo pela EACH- USP
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