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Foto do escritorRenata Robazza

Arquétipos e marca!

Atualizado: 24 de ago.

Storytelling? Humanizar a marca?? Temas recorrentes em palestras, mas... como colocar em prática??


Uma sugestão para facilitar a tarefa é começar atribuindo um arquétipo pra sua empresa! Veja mais sobre isso no texto abaixo.




Arquétipos de marca

Já é senso comum a ideia de que as empresas precisam cada dia mais se humanizar para melhor se conectar com o cliente. Neste processo vemos a necessidade das marcas assumirem personalidades e signos que melhor comuniquem seus valores e suas características e que a diferenciam no mercado, construindo mais efetivamente o brand equity .


mapa de arquetipos para marcas e storitellyng
Mapa de Arquétipos MOHAP Digital
Brand Equity – valor agregado, força da marca. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade

Há várias formas para trazer essa figura humanizada para dentro da empresa como adotar mascotes, ou símbolos simpáticos, ou até mesmo o proprietário da marca assumir o front de divulgação (vide caso Maurício de Souza e Magalu). Mas essa opção também traz muitos riscos quando se confunde a imagem da empresa com o indivíduo. Neste contexto, a opção de dar uma persona para a própria empresa é o caminho mais seguro. Além de tudo, ao se criar uma persona, a comunicação da empresa como um todo torna-se mais fluida pois, tanto gestores como colaboradores, conseguem enxergar a linha a ser seguida.




Como construir a PERSONA da empresa?


Da palavra persona deriva-se a palavra PERSONALIDADE. Portanto construir uma persona para a empresa é demarcar suas características principais, seus arquétipos.


O conceito de arquétipos foi elaborado pelo psicólogo suíço Carl Jung. Em seus estudos ficou claro que todos nós temos algumas figuras fixadas em nosso imaginário desde que somos crianças. Essas imagens são formadas pela repetição progressiva de experiências, enraizadas no inconsciente coletivo.




Arquétipos no Marketing


Duas autoras americanas, Margaret Mark e Carol S. Pearson, se debruçaram sobre grandes marcas e produtos bem sucedidos em nossa história e, durante o desenvolvimento do projeto, exploraram personalidades bem definidas nas mesmas que se conectavam de forma regular com seu público. O livro "O Herói e o Fora-da-Lei" escrito pelas duas traz o resultado deste trabalho em que correlacionaram brand personality aos arquétipos de Jung.



O arquétipo de marca então delineia traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. Identificar o arquétipo da marca a partir desta lista vai lhe fazer economizar tempo e dinheiro, pois poderá fazer a ligação imediata entre seu produto e seu público, trazendo uma identidade que norteie a comunicação em todos os seus aspectos visuais: imagem e texto.



#ficaadica 1. Através da definição de um arquétipo, é possível criar inclusive a storytelling tão desejada pelas marcas pois fica fácil traçar o herói e o anti herói.


#ficaadica 2. as narrativas tornam-se mais relevantes quando a marca consegue criar um laço com seu público, fixando-se na mente do consumidor.


#ficaadica 3. Traçar um arquétipo é a forma mais efetiva de se tornar significativo na disputa pela atenção de seu cliente.


#ficaadica 4. As cores relacionadas aos arquétipos podem não ser utilizadas em seus logos, mas devem ser utilizadas como estratégia em branded content.




Os 12 arquétipos


Listamos abaixo os 12 Arquétipos de Marca listados por Mark e Pearson, seguidas de características principais e inclusive sugestões de cores relacionadas.



INOCENTE

Característica da Personalidade

simples, feliz e honesto

como as marcas usam

associam conceitos da personalidade trazendo autenticidade, tradição, vida lúdica e leve

marcas que usam

Dove, Johnson & Johnson, Disney, Coca-Cola, Mc Donalds

cor associada

cores quentes

cor oposta

azul


 

EXPLORADOR

Característica da personalidade

inquieto, avesso à rotina

como as marcas usam

leva o consumidor a descobrir novos mundos e apreciar a individualidade.

marcas que usam

Jeep, Starbucks, Land Rover

cor associada

cor quente

cor oposta

azul


 

SÁBIO

Característica da personalidade

sabedoria, inteligencia mentor, orientador

como as marcas usam

ajudar o mundo a adquirir sabedoria

marcas que usam

Google, Estadão, Harvard

cor associada

cor fria, ciano

cor oposta

vermelho

 

CRIATIVO

Característica da personalidade

criativo, inventivo, empreendedor

como as marcas usam

aquele que ajuda seus clientes a se expressarem, criar ou imaginar

marcas que usam

Lego, Faber Castell

cor associada

cor fria, ciano

cor oposta

cor quente, amarelo


 

PRESTATIVO

Característica da personalidade

cuidadoso, altruísta, generoso

como as marcas usam

servem ao público através de programas de assistência ou educação

marcas que usam

Apple

cor associada

cor fria, verde

cor oposta

laranja


 

LIDER

Característica da personalidade

responsável, estável e apto a ditar as regras do jogo

como as marcas usam

se dispõe a colocar ordem no caos

marcas que usam

Microsoft, Mercedez Benz, Rolls Roice

cor associada

cor fria - verde

cor oposta

laranja


 

BOBO DA CORTE

Característica da personalidade

divertido, travesso, irreverente

como as marcas usam

trazer alegria para o mundo, descontrair, brincar

marcas que usam

IKEA, IBM, Pepsi

cor associada

cor fria, verde

cor oposta

Lilás


 

CARA COMUM

Característica da personalidade

solidário, amigo, fiel, companheiro

como as marcas usam

sensação de pertencimento a um grupo

marcas que usam

Home-Depot, E-bay, GAP, VISA, Volkswagen

cor associada

azul

cor oposta

lilás, rosa, vermelho



 

HERÓI

Característica da personalidade

corajoso, arrojado, forte, honrado, confiante

como as marcas usam

ser dinâmico, veloz e ágil

marcas que usam

Nike, BMW, Duracell

cor associada

laranja ou até o preto

cor oposta

verde


 

AMANTE

Característica da personalidade

romântico, sonhador, caloroso

como as marcas usam

criar intimidade, inspirar amor

marcas que usam

Vitoria Secret´s, Godiva Chocolate

cor associada

tons de vermelho

cor oposta

verde


 

FORA DE LEI

Característica da personalidade

rebelde, selvagem, luta contra a autoridade.

como as marcas usam

aquele que defende os excluídos, quebra convenções

marcas que usam

Harley Davidson

cor associada

cor amarelo profundo, vermelho

cor oposta

azul


 

MAGO

Característica da personalidade

visionário, carismático, imaginativo, idealista

como as marcas usam

realizar sonhos

marcas que usam

Disney

cor associada

rosa

cor oposta

verde



 



#atenção Algumas marcas muitas vezes usam outras estratégias de simbologia de cores para ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, mas isso requer grandes investimentos em marketing e produção de conteúdo para romper as associações feitas instintivamente pelo senso comum.





 

Renata Robazza é Founder & CEO da MOHAP Digital e

  • Especialista em Marketing Digital e Negócios Interativos

  • É coautora convidada do Livro "Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo", lançado pela EACH-USP. Clique e acesse!

  • MBA em Midias Digitais pelo Iladec e Scuola Internazionale di Comics

  •  Especializada em Produção e Planejamento de Conteúdo pela ESPM 

  • Graduada pela UNESP

  • e atualmente se especializando em Comunicação pela ECA-USP e em Turismo pela EACH- USP



 

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