Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.
Desta forma, temos que pensar na produção de diferentes tipos de textos, para cada etapa de contato com o seu cliente. E nesta etapa, devemos trabalhar com Textos de informação - Assim que o cliente for ‘capturado’ e acessar o site da empresa, será convidado a assinar a News letter, ou a aprofundar-se no assunto que o trouxe até o site. Nesta etapa da ‘jornada do cliente' o conteúdo será mais aprofundado, podendo-se utilizar:
entrevistas com os profissionais da empresa, de forma a criar autoridade.
textos descritivos contendo todas as informações técnicas sobre o produto ou serviço - tamanho, peso, utilização.
manual de instrução.
depoimento de clientes que já usaram ou compraram.
Nestes textos, o conteúdo pode ser mais extenso, lembrando que ainda sim curto o suficiente para ser lido de forma rápida pelo celular. A forma piramidal de construção de texto jornalístico nunca coube tão bem quanto agora. Entregue as principais informações já, se possível, no primeiro parágrafo e detenha-se em maiores informações em tópicos, no corpo do texto. Traga mais gatilhos mentais para a composição do texto. Os que mais dão resultado nesta etapa são:
Autoridade – Traga especialistas para falarem do assunto
Prova social – diga quem usa e como usa, e a opinião dos mesmos através de entrevistas
Cientificidade – traga números de pesquisas
Contraste/ comparação – de forma elegante e com muito cuidado, sem trazer pontos negativos de concorrentes, traga comparações entre fornecedores, destacando seu diferencial
Lembrando que, estes gatilhos mentais são apenas sugestão, dependem das características de seu produto e das soluções que propõe.
As plataformas que podem ser utilizadas nesta etapa são:
Google Business (através do Google Maps se dá as repostas às avaliações),
os blogs e sites,
as redes sociais,
as agências intermediárias (como por exemplo TripAdvisor, Booking, SchoolAdvisor).
Não se esqueça de oferecer o máximo de formas de contato:
Telefone,
Formulário de Contato no site,
Mensageiros das Redes Sociais (Direct e Inbox),
e-mail,
WhatsApp.
E para cada uma delas, também é necessário planejar o conteúdo a ser trabalhado para que o atendimento seja o mais direto, vantajoso e conveniente possível.
Uma dica é já deixar a jornada do consumidor pronta, com pontos claros a serem trabalhados, com elementos que mostrem valor agregado. Por exemplo: ‘estamos distantes da praia, mas próximos dos principais pontos comerciais’; ‘não temos internet pois nosso propósito é proporcionar uma experiência única de contato com a natureza’.
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Você sabe em quais redes você está?
Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.
Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!
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