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Foto do escritorRenata Robazza

INFORMAR - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo

Atualizado: 27 de fev. de 2020


Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.



Desta forma, temos que pensar na produção de diferentes tipos de textos, para cada etapa de contato com o seu cliente. E nesta etapa, devemos trabalhar com Textos de informação - Assim que o cliente for ‘capturado’ e acessar o site da empresa, será convidado a assinar a News letter, ou a aprofundar-se no assunto que o trouxe até o site. Nesta etapa da ‘jornada do cliente' o conteúdo será mais aprofundado, podendo-se utilizar:


  • entrevistas com os profissionais da empresa, de forma a criar autoridade.

  • textos descritivos contendo todas as informações técnicas sobre o produto ou serviço - tamanho, peso, utilização.

  • manual de instrução.

  • depoimento de clientes que já usaram ou compraram.



Nestes textos, o conteúdo pode ser mais extenso, lembrando que ainda sim curto o suficiente para ser lido de forma rápida pelo celular. A forma piramidal de construção de texto jornalístico nunca coube tão bem quanto agora. Entregue as principais informações já, se possível, no primeiro parágrafo e detenha-se em maiores informações em tópicos, no corpo do texto. Traga mais gatilhos mentais para a composição do texto. Os que mais dão resultado nesta etapa são:


  • Autoridade – Traga especialistas para falarem do assunto

  • Prova social – diga quem usa e como usa, e a opinião dos mesmos através de entrevistas

  • Cientificidade – traga números de pesquisas

  • Contraste/ comparação – de forma elegante e com muito cuidado, sem trazer pontos negativos de concorrentes, traga comparações entre fornecedores, destacando seu diferencial

Lembrando que, estes gatilhos mentais são apenas sugestão, dependem das características de seu produto e das soluções que propõe.


As plataformas que podem ser utilizadas nesta etapa são:


  • Google Business (através do Google Maps se dá as repostas às avaliações),

  • os blogs e sites,

  • as redes sociais,

  • as agências intermediárias (como por exemplo TripAdvisor, Booking, SchoolAdvisor).



Não se esqueça de oferecer o máximo de formas de contato:

  • Telefone,

  • Formulário de Contato no site,

  • Mensageiros das Redes Sociais (Direct e Inbox),

  • e-mail,

  • WhatsApp.


E para cada uma delas, também é necessário planejar o conteúdo a ser trabalhado para que o atendimento seja o mais direto, vantajoso e conveniente possível.


Uma dica é já deixar a jornada do consumidor pronta, com pontos claros a serem trabalhados, com elementos que mostrem valor agregado. Por exemplo: ‘estamos distantes da praia, mas próximos dos principais pontos comerciais’; ‘não temos internet pois nosso propósito é proporcionar uma experiência única de contato com a natureza’.


 

Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.


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