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  • Foto do escritorRenata Robazza

Influencers em seu hotel, aceitar ou não essa parceria?

Ultimamente tem aumentado (e muito) um tipo de proposta de parceria entre hotéis e hóspedes: a permuta de estadia por serviços. E a categoria que mais tem usado essa prática é a de Influenciadores Digitais.


Texto de 2018 - atualizado em 20/09/2022



As pessoas perceberam que podem usar sua imagem e sua rede de contatos para divulgar hotéis, restaurantes, serviços. E nesta semana uma reportagem em especial do BuzFeed me chamou a atenção: Hotéis estão reclamando do número de “influenciadores” que tentam estadias grátis.

Mas o que são Influenciadores Digitais?


Influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e várias outras. E quanto mais seguidores essas pessoas possuem, maior é o alcance da ação de marketing realizada.

Sabemos que o alcance "orgânico" (aquele que não se precisou pagar para a plataforma - Google Adwords, FacebookAds, etc) traz uma resposta muito maior de engajamento, o que pode ser traduzido em mais clientes vindo para o estabelecimento. E quando uma pessoa conhecida fala e mostra a empresa em suas redes, gera confiança e credibilidade para a mesma.

Mas o número de influenciadores, ou pessoas que se consideram influenciadores, estão aumentando exponencialmente e abordando as empresas de hotelaria e turismo cada dia mais e com mais insistência.


O que fazer no caso de uma abordagem por influenciador?


  • Primeiro analise bem a proposta. Se ela foi bem apresentada já é um bom começo. Se há erros básicos em ortografia e concordância esse pode ser um item para uma pontuação negativa. Layout também vale bastante ponto.

  • Segundo, investigue essa pessoa nas redes sociais que ela lista como plataformas que usará para divulgar a empresa. Se é um blog, observe a quantidade de texto que é produzido, imagens, vídeos, se são de boa qualidade.

  • Observe ainda a quantidade de fãs/seguidores que a pessoa tem em sua rede e o tempo em que ela está 'trabalhando' na plataforma.

  • Ainda analisando as redes sociais do possível influenciador, observe as interações com cada postagem e o 'sucesso' das mesmas. Existem muitas ferramentas e aplicativos que podem ser contratados para aumentar o numero de seguidores. Portanto a quantidade de fãs/seguidores pode ser oriunda desta prática realizada por inteligência artificial, o que não garante que seja um público fiel, que segue as postagens e consequentemente, se sensibilizará para as sugestões oferecidas.

Aceitar parceria com influenciadores ou não?


Isto vai depender da análise realizada acima, e também de uma proposta bem elaborada e discutida entre as duas partes. Preste atenção se a mesma contempla alguns dos seguintes ítens que listamos para ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada:

1. Além das postagens, há a oferta de mais algum serviço?

Uma proposta interessante é a que contempla serviços de produção de imagens e vídeos. O hoteleiro/empresário que receberá o influenciador pode e deve solicitar uma quantidade de conteúdo neste segmento para sua própria utilização. Faça um contrato básico de direitos autorais para documentar a parceria.

2. A época é de alta temporada?

Após avaliar a influencia que o propositor tem nas redes sociais, avalie também se o custo/benefício valerá a pena. Se for um grande influencer, com uma boa proposta, vale a pena abrir mão de um final de semana de alta temporada para recebê-lo?

Por outro lado, se for em baixa temporada e a proposta nem for tão boa assim, pode ser que ainda sim valha a pena pois sua estrutura já está lá, e não alterará em nada seu custo para recebê-lo. Se ele produzir um material gráfico com qualidade, já pode ser mais interessante que contratar um profissional de fotografia e arte.

3. A proposta lhe trará algum custo extra?

Após a análise atenta da proposta, tente listar as exigências e os termos que se darão para a recepção do cliente. Se esta mostrar que existem serviços que você não oferece, ou inclui consumo no restaurante e ou bar, tente ao menos limitar este consumo. Atente também para a quantidade de pessoas que possivelmente o acompanharão.


4. O mais importante: O público que esse influencer atinge, é o mesmo público que você atende em seu hotel ou restaurante? O seu grande trunfo é a gestão de expectativa do cliente. Faça uma boa análise do público que segue o inflluenciador e tente imaginar os mesmos interagindo com o público que você se preparou para receber. Vale fazer um estudo de personas e um checkin entre interesses e expectativas para que você, no final, não tenha problemas.


Um bom exercício para isso é, caso o influenciador digital faça um trabalho de divulgação de ongs proteção para pets e você não tenha a estrutura para receber público que possua pets. Ao ser abordado sobre isso, você poderá ter que dizer muitos 'nãos' - e, em alguns casos, poderá até receber avaliações negativas em comentários ou até em plataformas especializadas nisso (TripAdvisor, Google. Fanpage).



#DicaExtra Vale também contatar algum hotel que tenha recebido esse influenciador digital. No mínimo você estará estabelecendo uma política de boa vizinhança com um empresário do mesmo segmento que o seu, podendo iniciar ai uma boa relação de networking e netweaving.

E, se ainda ficou alguma dúvida, chame-nos que teremos o maior prazer em lhe ajudar!!

Renata Robazza

 

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