Ultimamente tem aumentado (e muito) um tipo de proposta de parceria entre hotéis e hóspedes: a permuta de estadia por serviços. E a categoria que mais tem usado essa prática é a de Influenciadores Digitais.
Texto de 2018 - atualizado em 20/09/2022
As pessoas perceberam que podem usar sua imagem e sua rede de contatos para divulgar hotéis, restaurantes, serviços. E nesta semana uma reportagem em especial do BuzFeed me chamou a atenção: Hotéis estão reclamando do número de “influenciadores” que tentam estadias grátis.
Mas o que são Influenciadores Digitais?
Influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e várias outras. E quanto mais seguidores essas pessoas possuem, maior é o alcance da ação de marketing realizada.
Sabemos que o alcance "orgânico" (aquele que não se precisou pagar para a plataforma - Google Adwords, FacebookAds, etc) traz uma resposta muito maior de engajamento, o que pode ser traduzido em mais clientes vindo para o estabelecimento. E quando uma pessoa conhecida fala e mostra a empresa em suas redes, gera confiança e credibilidade para a mesma.
Mas o número de influenciadores, ou pessoas que se consideram influenciadores, estão aumentando exponencialmente e abordando as empresas de hotelaria e turismo cada dia mais e com mais insistência.
O que fazer no caso de uma abordagem por influenciador?
Primeiro analise bem a proposta. Se ela foi bem apresentada já é um bom começo. Se há erros básicos em ortografia e concordância esse pode ser um item para uma pontuação negativa. Layout também vale bastante ponto.
Segundo, investigue essa pessoa nas redes sociais que ela lista como plataformas que usará para divulgar a empresa. Se é um blog, observe a quantidade de texto que é produzido, imagens, vídeos, se são de boa qualidade.
Observe ainda a quantidade de fãs/seguidores que a pessoa tem em sua rede e o tempo em que ela está 'trabalhando' na plataforma.
Ainda analisando as redes sociais do possível influenciador, observe as interações com cada postagem e o 'sucesso' das mesmas. Existem muitas ferramentas e aplicativos que podem ser contratados para aumentar o numero de seguidores. Portanto a quantidade de fãs/seguidores pode ser oriunda desta prática realizada por inteligência artificial, o que não garante que seja um público fiel, que segue as postagens e consequentemente, se sensibilizará para as sugestões oferecidas.
Aceitar parceria com influenciadores ou não?
Isto vai depender da análise realizada acima, e também de uma proposta bem elaborada e discutida entre as duas partes. Preste atenção se a mesma contempla alguns dos seguintes ítens que listamos para ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada:
1. Além das postagens, há a oferta de mais algum serviço?
Uma proposta interessante é a que contempla serviços de produção de imagens e vídeos. O hoteleiro/empresário que receberá o influenciador pode e deve solicitar uma quantidade de conteúdo neste segmento para sua própria utilização. Faça um contrato básico de direitos autorais para documentar a parceria.
2. A época é de alta temporada?
Após avaliar a influencia que o propositor tem nas redes sociais, avalie também se o custo/benefício valerá a pena. Se for um grande influencer, com uma boa proposta, vale a pena abrir mão de um final de semana de alta temporada para recebê-lo?
Por outro lado, se for em baixa temporada e a proposta nem for tão boa assim, pode ser que ainda sim valha a pena pois sua estrutura já está lá, e não alterará em nada seu custo para recebê-lo. Se ele produzir um material gráfico com qualidade, já pode ser mais interessante que contratar um profissional de fotografia e arte.
3. A proposta lhe trará algum custo extra?
Após a análise atenta da proposta, tente listar as exigências e os termos que se darão para a recepção do cliente. Se esta mostrar que existem serviços que você não oferece, ou inclui consumo no restaurante e ou bar, tente ao menos limitar este consumo. Atente também para a quantidade de pessoas que possivelmente o acompanharão.
4. O mais importante: O público que esse influencer atinge, é o mesmo público que você atende em seu hotel ou restaurante? O seu grande trunfo é a gestão de expectativa do cliente. Faça uma boa análise do público que segue o inflluenciador e tente imaginar os mesmos interagindo com o público que você se preparou para receber. Vale fazer um estudo de personas e um checkin entre interesses e expectativas para que você, no final, não tenha problemas.
Um bom exercício para isso é, caso o influenciador digital faça um trabalho de divulgação de ongs proteção para pets e você não tenha a estrutura para receber público que possua pets. Ao ser abordado sobre isso, você poderá ter que dizer muitos 'nãos' - e, em alguns casos, poderá até receber avaliações negativas em comentários ou até em plataformas especializadas nisso (TripAdvisor, Google. Fanpage).
#DicaExtra Vale também contatar algum hotel que tenha recebido esse influenciador digital. No mínimo você estará estabelecendo uma política de boa vizinhança com um empresário do mesmo segmento que o seu, podendo iniciar ai uma boa relação de networking e netweaving.
E, se ainda ficou alguma dúvida, chame-nos que teremos o maior prazer em lhe ajudar!!
Renata Robazza
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