logo mohap.png
  • Renata Robazza

Contas fakes no Instagram, o que fazer?

Golpes pela internet surgiram simultaneamente com ela. E com a sua popularização, a criatividade dos golpistas também cresceram na mesma proporção... e seus prejuízos também.



Um dos golpes mais aplicados hoje em dia continua com o mesmo objetivo: sequestrar conta das pessoas e, fazendo se passar pela mesma, aplicar golpes pedindo dinheiro para parentes, amigos e clientes, ou vendendo produtos inexistentes.


“Há relatos de lojistas que, para não terem seus nomes envolvidos em crises de imagens, honraram vendas milionárias realizadas por estelionatários via WhatsApp”.


E, com a velha e má criatividade para fazer o errado, os golpistas estão cada dia com estratégias mais elaboradas para convencerem as pessoas a caírem no golpe, e é ai que os proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes acabam também vítimas.


Explico. Para sequestrar a conta da pessoa, é necessário fazer login ou instalar o aplicativo em outro aparelho celular. E essa autorização pode chegar por mensagem de texto via sms, como os prints ao lado.





O que os estelionatários estão fazendo então?


Eles estão criando contas fakes do Instagram de empresas idôneas e reconhecidas e enviando mensagens para seguidores prometendo vantagens, caso os mesmos se inscrevam ou passem informações privadas. E as iscas são muito convidativas: descontos, diárias cortesias, consumação, e muito mais. Nessa inscrição, eles pedem algumas informações, dentre elas o número do seu celular.



E ai?


E ai que, em seguida, o golpista lhe informará que você receberá uma mensagem por sms (e você recebe mesmo, a mesma do print acima) e lhe pede que informe o código que está na mensagem ou enviem o link para que eles consigam ativar a promoção.


Se você passar, pronto, eles sequestram sua conta imediatamente e, a partir dai, começará o seu calvário para conseguir resgatá-la. Além de avisar a todos, ainda terá que fazer boletins de ocorrência para se preservar e, tentar resgatar sua conta com a empresa META (dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp). Mas até conseguir, a dor de cabeça será grande. Aqui eu tenho um passo a passo que pode te ajudar.



Ninguém está imune - restaurante famoso no Rio de Janeiro tem várias contas fakes circulando


Mas, o assunto aqui é voltado para empresas que tiveram sua rede social clonada.

O que fazer?


Se a conta da empresa foi clonada (criaram uma exatamente igual) existem alguns protocolos que devem ser seguidos:


  1. Se foi um cliente seu que lhe avisou, seja por comentários em postagens, seja enviando DM, ou ainda avisando por WhatsApp, primeiro agradeça a informação e já lhe informe que providências estão sendo tomadas. Aproveite para pedir ajuda: peça que o mesmo ajude denunciando a conta fake – quanto mais denúncias, mais rápida será a análise das mesmas. Aqui está o passo a passo para realizar essa denúncia.

  2. Após receber essa informação, imediatamente avise os demais clientes e usuários: coloque avisos no seu site e em todas as redes sociais ativas. Caso tenha lista de clientes por WhatsApp, vale também enviar mensagens a todos. Mas muito cuidado quanto à etiqueta de uso do WhatsApp (clique aqui e acesse nossas dicas)

  3. Em seguida, colete evidências da clonagem, como link das contas fakes, prints das mensagens com tentativa de golpe (caso você tenha).

  4. Faça um B.O. em uma delegacia para crimes virtuais. Caso não exista uma próxima a você, vá a uma delegacia civil. Leve todas as evidências coletadas.



Se a conta clonada foi o Instagram seu ou da sua empresa:


Após todas essas ações mais urgentes listadas acima, e com mais tranquilidade, você pode tentar uma denúncia de forma mais avançada, direto pela central de ajuda do Instagram através das orientações descritas nesse link: https://help.instagram.com/contact/636276399721841


Caso você tenha o nome fantasia registrado em algum documento oficial da empresa (contato social), você também pode tentar denunciar violação de marca comercial. Mas atenção, este formulário deve ser usado apenas para denunciar supostas violações dos seus direitos sobre a marca comercial sob risco de, no caso em que haja alguma inconsistência em sua denúncia, você pode ter sua conta encerrada sumariamente. https://help.instagram.com/contact/230197320740525



Dicas extras


Informe o público. De toda forma, seus clientes precisam sempre ficar atentos sobre a existência desses golpes. Quanto melhor informados, melhor conseguem se proteger.

Então espalhe conhecimento.


Se sua empresa foi vítima, não há motivos para esconder isso. Divulgue, faça postagens alertando, compartilhe dicas de proteção e de segurança na internet, ajude a conscientizar e a espalhar sobre novos golpes.


Mantenha-se presente na internet. Outra providência importante é manter sempre suas redes sociais atualizadas. Quem receber uma mensagem e desconfiar, poderá pesquisar na internet e achar o perfil oficial da empresa.


Uma rede social atualizada, com postagens recentes, com interações e comentários pertinentes, ajudará o seu cliente a perceber que a outra conta que oferece vantagens pode ser uma cilada.



 

Conte com a MOHAP Digital

Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?


Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.


Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!




Posts Relacionados

Ver tudo
whatsapp_número_1.png