logo mohap.png
  • Renata Robazza

PROVA SOCIAL - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo



Nesta estratégia, o futuro cliente da empresa será impactado de diferentes formas, segundo seu grau de envolvimento com a empresa em sua jornada do consumidor.


Como vimos na descrição da 7ª Etapa da Tuba do Marketing de Conteúdo, o cliente aqui é o grande produtor de conteúdo relevante. E toda a estratégia deve ser em direção a criar oportunidades para que ele interaja com a empresa e traga este conteúdo de qualidade.


Checkins, avaliações com apontamento de estrelas/notas, comentários, depoimentos, recomendações, preenchimento de pesquisas. Seja em que formato ou com qual intenção for, temos que dar a importância devida a isto.



Formas de interagir com o cliente nesta etapa



Algumas sugestões de estratégias são:


1.Incentivar as avaliações e opinões de clientes


A empresa deve proporcionar lugares para que esta interação aconteça. Estar nas redes sociais é um bom começo. Mas ficar apenas nesta opção não é o mais adequado, pois ali não temos controle sobre o que pode ser gerado de conteúdo. Então o ideal é ampliar estas opções com estratégias e plataformas o mais diferente possível. Alguns exemplos são:


  • Pesquisa de satisfação online ou física

  • Opcão de login na rede de internet através do checkin na rede social

  • Lembretes espalhados pelo ambiente da loja com as redes sociais e sites que dão a oportunidade de avaliação

  • E-mails de despedida com convite para avaliações



2. Responder à avaliações


Este também é um ótimo momento para a interação com o cliente. A regra é: sempre responder a todas as avaliações. Como vimos no recorte da pesquisa acima, as pessoas lêem as avaliações e também as respostas da empresa. Esta forma de interação é tão importante que tratamos sobre ela especialmente no texto Da Crise ao Case. Existem técnicas para a produção destes textos que trazem resultados melhores do que o esperado.



3. Oferecer conteúdo relevante


Uma boa estratégia, e que será tratada em especial num próximo texto, é o de fidelizar o cliente com mais conteúdo após a compra. Apenas saber sua opinião sobre a experiência não é o suficiente. O relacionamento pode se estender com conteúdo relevante e uma sugestão é que esteja relacionado à compra que já foi realizada. Por exemplo se a pessoa comprou um tênis e se durante esta jornada de compra foram coletadas informações tais como: perfil, motivo de compra, intenções, e muito mais, é possível entrar com conteúdo que tragam experiências de uso pós compra.


Municiar o cliente com mais informações tais como: como utilizar, como conservar, formas de melhor aproveitar, são boas dicas de como trazer valor para o cliente mesmo depois da compra finalizada e que pode fortalecer o relacionamento e fidelizar.



4. Priorizar clientes já convertidos em novas promoções

Fornecer cupons de desconto para clientes especiais trabalham vários gatilhos mentais ao mesmo tempo, desde que a comunicação desta estratégia seja bem-feita.



Portanto, esta é uma etapa que deve ser construída e conquistada. Construída, pois ela faz parte do elo de ações que traz o cliente até a loja. Conquistada, pois não depende exclusivamente da empresa: nesta etapa o cliente deverá participar. E, a partir deste conteúdo produzido, é só fazer um bom uso e espalhar.





Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.


Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!







(11) 94063-2281

@mohapdigital

f9e9b6_46805d2c19cf4f2aa56f1b45f020f721_

 Empresa Impulsionada por B2Mamy Aceleradora

Powered Google For Startups

- 2019 -

Logo_for_Google_for_Startups_page.png
whatsapp_número_1.png