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O Poder do Mapa de Empatia: Criando Conexões Significativas com Seus Clientes

 ATENÇÃO PARA A DICA BÔNUS NO FINAL

 


O mapa de empatia é outra ferramenta que pode lhe auxiliar e muito na comunicação com seu cliente.


Seguindo no caminho do Planejamento para Conteúdo, já tendo criado o persona para sua empresa com o auxilio da Mandala dos Arquétipos, o próximo passo será entender o seu cliente para saber como melhor se comunicar com ele: quais argumentos são mais eficientes? E para isso, nada melhor do que preparar o Mapa de Empatia

EMPATIA é a habilidade de se colocar no lugar do outro.

 

E praticando esta competência, você pode entender melhor as necessidades, desejos e preocupações do seu público-alvo. Isso permite que você crie mensagens mais relevantes, produtos mais alinhados e experiências mais significativas para seus clientes.


 

 

O que é um mapa de empatia?

Um mapa de empatia é uma ferramenta valiosa que ajuda a compreender as motivações, frustrações e ações dos seus principais usuários. Através dele você consegue refletir sobre os comportamentos e sentimentos dos usuários, facilitando a criação de empatia entre sua equipe e o público-alvo. Esse mapa ajuda a compreender melhor as motivações, preocupações e experiências do segmento atendido por sua empresa.

 


 Benefícios do mapa de empatia:

1. Nova perspectiva sobre o produto: O mapa de empatia permite enxergar o produto sob uma ótica diferente, entendendo como ele é percebido pelo usuário.

2. Identificação de pontos críticos: Descubra os momentos na jornada do usuário onde podem haver dificuldades ou rupturas.

3. Aprimoramento da experiência do usuário: Ajuste o produto com base nas motivações e no uso do cliente para melhorar sua experiência.

4. Compreensão das expectativas verbais e não verbais: Entenda as expectativas dos clientes para responder de forma mais eficaz.

5. Alinhamento das estratégias de comunicação: Escolha o tom certo para vendas e publicidade, alinhando-se às necessidades do público-alvo.

6. Unificação do objetivo da equipe: Utilize o mapa de empatia para treinar todos os funcionários em torno de um objetivo comum de inovação.

 


Como usar o mapa de empatia:
  1. Defina o público-alvo: Comece delimitando o arquétipo da sua marca (usando a Mandala de Arquétipos) e liste os segmentos de clientes que mais se relacionam com esse posicionamento.


  2. Para cada púbico alvo definido, procure criar um personagem que melhor o represente. Por exemplo: se você definiu como público mulheres casadas com filhos, escolha uma personagem que atenda melhor estes segmento. Quanto mais estereotipados e de acordo com o senso comum, melhor. Não se esqueça que os arquétipos definidos por Jung se baseiam em padrões universais e representam características profundas da psique humana.


  3. Desenvolva os elementos do mapa de empatia começando por dar um nome para este personagem – vai lhe ajudar a humanizar e pensar nele como uma pessoa que você já conhece – o que aliás pode ser também uma boa estratégia: identifique alguém do seu círculo que possa ser o seu ‘cliente ideal’.


A partir dai, coloque-se no lugar dele e continue o exercício, preenchendo todo o ‘mapa de empatia’

  1. O que o cliente escuta: Considere os canais de comunicação que seu público-alvo utiliza. Isso inclui mídias sociais, blogs, podcasts, eventos, etc. O que eles ouvem e quais mensagens estão recebendo?

  2. O que o cliente vê e fala: Pense nos ambientes em que seus clientes estão inseridos. Quais são os cenários, produtos, serviços e pessoas que eles encontram? Como esses elementos afetam suas percepções? Como eles se expressam?

  3. O que o cliente pensa e sente: Explore as motivações, desejos, medos e aspirações do seu público. Quais são suas preocupações? O que os motiva a agir?

  4. O que o cliente faz: Observe os comportamentos e ações dos seus clientes. Quais são suas atitudes em relação ao seu produto ou serviço?


  5. BÔNUS: E por fim, crie uma lista de dificuldades e necessidades: Identifique os obstáculos que seus clientes enfrentam e as necessidades não atendidas. O que eles esperam que sua marca resolva?

 



Use os insights do mapa de empatia:

Com os insights do mapa de empatia você terá mais clareza na hora de montar seu Canvas Business e, com base nas informações coletadas, ajuste sua estratégia de marketing, sua comunicação e o desenvolvimento de seus produtos - crie mensagens mais relevantes, produtos alinhados às necessidades reais e às experiências significativas para seus clientes.

 

 

Lembre-se de envolver sua equipe de marketing e de vendas em todas as etapas para obter insights valiosos e criar estratégias mais eficazes.





 


Renata Robazza é Founder & CEO da MOHAP Digital e

  • Especialista em Marketing Digital e Negócios Interativos

  • É coautora convidada do Livro "Gestão Regional e Políticas Públicas de Turismo", lançado pela EACH-USP. Clique e acesse!

  • MBA em Midias Digitais pelo Iladec e Scuola Internazionale di Comics

  •  Especializada em Produção e Planejamento de Conteúdo pela ESPM 

  • Graduada pela UNESP

  • e atualmente se especializando em Comunicação pela ECA-USP e em Turismo pela EACH- USP




 

 

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