logo mohap.png
  • Renata Robazza

Hoteleiros criam movimento "Compre Direto" contra a Booking

Atualizado: Abr 22

Hoteleiros do Litoral Norte de São Paulo criam movimento em reação à ações da Booking que continuam oferecendo hospedagens informais em sua plataforma, contrariando a recomendação de fechamento das praias por causa da Pandemia provocada pelo COVID-19



Este boicote foi motivado pelo fato de que, apesar da proibição, as praias continuaram com banhistas trazidos pelas locações de propriedades particulares.


O movimento focou principalmente a OTA* Booking, plataforma que oferece hospedagens tanto de hotéis e pousadas quanto de propriedades consideradas informais.

A APHM-BR - Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias e Bares e Restaurantes, decidiu fechar suas portas e cancelar todas as reservas em reunião (dia 16) como forma de conter o avanço da pandemia (veja a linha do tempo abaixo). Mas ainda sim, com toda a mobilização do setor que mais seria prejudicado com a decisão, as praias continuaram com frequentadores.



Boicote à Booking


Uma das plataformas que continuam a vender hospedagem foi a Booking. O fato revoltou os empresários do setor pois consideravam a empresa uma parceira de seus empreendimentos. O fato é que a empresa retém pelo menos 13% de comissão da venda bruta, margem essa que muitas vezes os próprios estabelecimentos não conseguem obter.


A polêmica tomou força pois, ao ser procurada com várias demandas, sugestões e solicitações desta mesma associação, a plataforma se recusou a prestar solidariedade aos empresários preocupados com as consequências de 15 dias (ou mais) com suas atividades paralisadas mas ainda sim com compromissos financeiros. Um destes empresários (que não quis se identificar) relata em postagem da APHM que entrou em contato com a Booking.com via chat e solicitou ajuda quanto a um boleto que já vencido e aos próximos a vencer: "para minha grande supressa recebi a resposta de que o máximo que podem fazer é postergar o pagamento até 27/03 estando a propriedade sujeita a suspensão dos serviços e inclusão no Serasa no caso de não pagamento dentro do mês.”


Além de tudo ainda há relatos de que a plataforma aceitou o cancelamento de reservas feitas, sem ao menos tentar negociar ou propor o adiamento. "Estamos tentando de todas as formas convencer as pessoas a adiarem. Estamos entrando com campanhas, e-mails, ligações, oferecendo brindes, diárias extras, e as pessoas estão sendo compreensivas e aceitando nossas propostas" relata o empresário. Eduardo Taveira, hoteleiro na região. Teveira diz ainda que "na Booking, a pessoa entrou, cancelou e sequer lhe foi oferecido outra alternativa - e ninguém da empresa entrou em contato conosco ou nos atende".





Maresias - uma das pioneiras na decisão de fechar estabelecimentos para a contenção do Coronavirus



Antecipando o decreto de Quarentena por 15 dias no estado de SP pelo Governo do Estado, A APHM-BR - composta principalmente por hoteleiros de Maresias, decidiu fechar suas portas e cancelar todas as reservas em reunião (dia 16) como forma de conter o avanço da pandemia.



Linha do Tempo


E em decorrência desta decisão coletiva tomada em reunião da APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) realizada no Hotel Canto do Canto do Rio na quarta-feira (18 de março) de manhã, no dia seguinte a prefeitura da cidade de São Sebastião suspendeu alvarás de licenças e funcionamento de hotéis, pousadas e estabelecimentos de eventos (decreto municipal nº 7710/2020) para a prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19).





-------------


* OTAs - Online Travel Agencies - São empresas como a Hostelworld, Booking.com, Expedia e tantos outros canais e que disponibilizam essencialmente, um canal de reservas para a hotelaria.



Saiba mais:

Comunicado da APHM

Comunicado Prefeitura Municipal de São Sebastião





Conte com a MOHAP Digital

Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.



Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!




(11) 94063-2281

@mohapdigital

f9e9b6_46805d2c19cf4f2aa56f1b45f020f721_

 Empresa Impulsionada por B2Mamy Aceleradora

Powered Google For Startups

- 2019 -

Logo_for_Google_for_Startups_page.png
whatsapp_número_1.png