logo mohap.png
  • Renata Robazza

2. INFORMAR - Estratégias para a Tuba do Marketing de Conteúdo

Atualizado: Fev 27

Esta etapa é a etapa de maior produção de textos e onde se pode utilizar as mais diversas plataformas e formatos. Aqui se aplica melhor o conceito de transmídia.



O conteúdo elaborado tradicionalmente seguindo a estratégia de funil de vendas não impacta o consumidor pois teoricamente segue uma linearidade. Pela estratégia da BassHorn Content, o conteúdo é produzido para contemplar as várias possibilidades mapeadas pelo estudo do Google divulgado em 2017 – Zero Moment.


A estratégia da Bashorn Content foi criada de forma a esquematizar o processo de criação de conteúdo no Inbound Marketing de acordo com o perfil do “Consumidor Geração C” – consumidor conectado e coletivo.


A seguir, veja o detalhamento da segunda etapa da BassHorn Content:



Etapas da Tuba do Marketing


2. INFORMAR


Esta etapa é a etapa de maior produção de textos e onde se pode utilizar as mais diversas plataformas e formatos. Aqui se aplica melhor o conceito de transmídia.


O leitor que foi 'captado' pelas estratégias traçadas para a atração dos mesmos, devem ser 'alimentados' por informações que complementem e o auxiliem na sua tomada de decisão para a compra.

Ainda segundo as pesquisas sobre comportamento do consumidor - mais precisamente as que tratam acerca do neuromarketing - nesta etapa o consumidor instintivamente estará procurando justificativas racionais para a sua primeira impressão. Neste momento ele procurará diferentes informações que detalhem vários aspectos do produto: características técnicas, usabilidade, e também informações sobre a experiência de compra e de uso de outros compradores.


Quanto mais fácil estas informações estiverem ao alcance do mesmo, mais ele manterá a marca sob sua análise. Caso isso seja dificultado, muito provavelmente você impactou seu cliente para leva-lo até o seu concorrente.

Na fase de procura por informação, a empresa deve ter um bom site ou blog (o formato mobile é imprescindível). E também deve-se disponibilizar o máximo de formas de contato possível, para que o cliente consiga tirar suas dúvidas o mais rápido diretamente com você.


A opinião de seus clientes deve ser considerada nesta etapa. Mas não se engane, as avaliações negativas também serão consultadas, não importando se são uma parcela inexpressiva do total.


Assim, pensando nas diferentes personas de clientes e na persona da empresa, o bom conteúdo abordará os propósitos da empresa e seus valores, ao mesmo tempo em que traz o consumidor para mais próximo da resolução de seu problema. As ações racionais devem ser invocadas, pois nesta etapa o leitor está analisando e comparando todas as informações sobre a empresa e seus concorrentes.




Produzindo o conteúdo:


O lado esquerdo do cérebro é o lado mais racional, que controla nossos pensamentos lógicos e analíticos e é ele que deve ser ativado pelos conteúdos produzidos nesta etapa.


Se antes o leitor foi fisgado pelo seu emocional, agora precisamos dar argumentos para que ele encontre uma justificativa racional para a compra que fará.


Toda decisão de compra é tomada primeiramente no nível emocional, só depois é justificada pela razão.

E, pensando no segmento hoteleiro, o leitor estará procurando mais detalhes sobre o lugar escolhido. Nesta hora vários fatores são importantíssimos, tanto técnicos (como tempo de abertura do site e se ele é mobile friendly) quanto os referentes à 'User Experience' (ler mais sobre UX de produção de conteúdo aqui) proporcionada pelo texto que lhe é apresentado.




Quais os tipos de textos usar na Etapa da Informação?

Saiba como construir textos e quais gatilhos mentais trazem melhor resultado para este momento da jornada do consumidor.

Leia mais: INFORMAR - tipos de textos para usar na Tuba do Marketing de Conteúdo

Saiba mais:

Tuba do Conteúdo - A Evolução do Funil de Vendas

Os diferentes tipos de textos para usar na Basshorn


1. CONECTAR

2. INFORMAR

3. ACOLHER

4. ALCANÇAR

5. ENGAJAR

6. INFLAR




Conte com a MOHAP Digital

Nós somos seus parceiros!


Você sabe em quais redes você está?

Reclame Aqui, TripAdvisor, Waze, Facebook, Instagram, Google Maps.

Você pode estar nestas plataformas sociais e nem saber!


Em muitas redes sociais, os próprios usuários podem criar uma página para sua empresa, sem você nem imaginar.



Que tal descobrir GRATUITAMENTE como sua empresa aparece na internet?

É só acessar o link abaixo e solicitar o seu diagnóstico gratuito!




(11) 94063-2281

@mohapdigital

f9e9b6_46805d2c19cf4f2aa56f1b45f020f721_

 Empresa Impulsionada por B2Mamy Aceleradora

Powered Google For Startups

- 2019 -

Logo_for_Google_for_Startups_page.png
whatsapp_número_1.png